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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/21807
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dc.contributor.authorMolina, Flavio-
dc.contributor.authorSantos, Maristela Oliveira dos-
dc.contributor.authorToledo, Franklina M. B.-
dc.contributor.authorAraujo, Silvio Alexandre de-
dc.date.accessioned2014-05-20T14:01:47Z-
dc.date.available2014-05-20T14:01:47Z-
dc.date.issued2009-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382009000200002-
dc.identifier.citationPesquisa Operacional. Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional, v. 29, n. 2, p. 269-288, 2009.-
dc.identifier.issn0101-7438-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/21807-
dc.description.abstractNeste trabalho estuda-se um problema de dimensionamento de lotes e distribuição que envolve além de custos de estoques, produção e preparação, custos de transportes para o armazém da empresa. Os custos logísticos estão associados aos contêineres necessários para empacotar os produtos produzidos. A empresa negocia um contrato de longo prazo onde um custo fixo por período é associado ao transporte dos itens, em contrapartida um limite de contêineres é disponibilizado com custo mais baixo que o custo padrão. Caso ocorra um aumento ocasional de demanda, novos contêineres podem ser utilizados, no entanto, seu custo é mais elevado. Um modelo matemático foi proposto na literatura e resolvido utilizando uma heurística Lagrangiana. No presente trabalho a resolução do problema por uma heurística Lagrangiana/surrogate é avaliada. Além disso, é considerada uma extensão do modelo da literatura adicionando restrições de capacidade e permitindo atraso no atendimento a demanda. Testes computacionais mostraram que a heurística Lagrangiana/surrogate é competitiva especialmente quando se têm restrições de capacidade apertada.pt
dc.description.abstractThe aim of this work was to study a distribution and lot-sizing problem that considers costs with transportation to a company warehouse as well as, inventory, production and setup costs. The logistic costs are associated with necessary containers to pack produced items. The company negotiates a long-term contract in which a fixed cost per period is associated with the transportation of the items. on the other hand, a limited number of containers are available with a lower cost than the average cost. If an occasional demand increase occurs, other containers can be utilized; however, their costs are higher. A mathematical model was proposed in the literature and solved using the Lagrangian heuristic. Here, the use of the Lagrangian/surrogate heuristic to solve the problem is evaluated. Moreover, an extension of the literature model is considered adding capacity constraints and allowing backlogging. Computational tests show that Lagrangian/surrogate heuristics are competitive, especially when the capacity constraints are tight.en
dc.format.extent269-288-
dc.language.isoeng-
dc.publisherSociedade Brasileira de Pesquisa Operacional-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectLot sizingen
dc.subjectTransportation costen
dc.subjectLagrangianen
dc.subjectDimensionamento de lotespt
dc.subjectcustos de transportept
dc.subjectrelaxação Lagrangianapt
dc.titleAn approach using Lagrangian/surrogate relaxation for lot-sizing with transportation costsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar) Departamento de Engenharia de Produção-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo ICMC Dep. de Matemática Aplicada e Estatística-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista IBILCE Dep. de Ciências da Computação e Estatística-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista IBILCE Dep. de Ciências da Computação e Estatística-
dc.identifier.doi10.1590/S0101-74382009000200002-
dc.identifier.scieloS0101-74382009000200002-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0101-74382009000200002.pdf-
dc.relation.ispartofPesquisa Operacional-
dc.identifier.orcid0000-0002-4762-2048pt
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