You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/233
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBernardo, Cristiane Hengler Corrêa-
dc.contributor.authorLeão, Inara Barbosa-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:12:15Z-
dc.date.available2014-05-20T13:12:15Z-
dc.date.issued2012-06-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1809-58442012000100013-
dc.identifier.citationIntercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), v. 35, n. 1, p. 253-274, 2012.-
dc.identifier.issn1809-5844-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/233-
dc.description.abstractO artigo em questão é fruto de pesquisa sobre a educação jornalística e teve como objeto as matrizes curriculares de todos os cursos de Comunicação Social com habilitação em jornalismo do Brasil. O objetivo foi o de fazer um diagnóstico das estruturas curriculares do referido curso em todas as regiões do país e depois consolidar um desenho da estrutura nacional. Utilizamos como metodologia a pesquisa quantitativa e qualitativa. Nossas principais constatações foram em primeiro lugar a de que o espaço destinado aos conteúdos de Síntese/Comunicação na estrutura curricular de todas as regiões é mínimo, o que dificulta a inter-relação entre a teoria e a prática. em segundo lugar pudemos verificar que, apesar das premissas previstas nas DCN para o curso de Comunicação Social, as realidades regionais não estão contempladas nas matrizes curriculares dos cursos.pt
dc.description.abstractEl artículo es el resultado de la investigación sobre la educación del periodismo, tuvo como objeto las matrices curriculares de todos los cursos de Comunicación Social con licensia en Periodismo en Brasil. Nuestro objetivo fue hacer un diagnóstico de las estructuras curriculares relacionadas con los cursos en todas las regiones del país y después construir una imagen de la estructura nacional. Utilizamos la metodología de la investigación cuantitativa y cualitativa. Nuestros principales resultados fueron en primer lugar que el espacio para el contenido de la Síntesis / Comunicación en la estructura curricular de todas las regiones es mínima, lo que complica la interrelación entre la teoría y la práctica. En segundo lugar observamos que, a pesar de los supuestos establecidos en el DCN para el curso de Comunicación Social, las realidades regionales no están incluidas en las matrices de los cursos.es
dc.description.abstractThe article is the result of a research journalistic education and aimed at building a picture of the national structure of Social Communication with Journalism license major curricula matrices in Brazil. We used the methodology of quantitative and qualitative. Our main findings were that the space for the content of Synthesis/Communication in the curricular structure throughout the country is minimal, which makes the inter-relationship between theory and practice more difficult. Secondly, we noticed that, despite the assumptions set out in the National Curriculum Guidelines for the major in Social Communication, regional realities are not included in the curriculum matrices of the majors.en
dc.format.extent253-274-
dc.language.isopor-
dc.publisherSociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectEducação jornalísticapt
dc.subjectJornalismo regionalpt
dc.subjectEnsino de jornalismopt
dc.subjectCurrículo de jornalismopt
dc.subjectComunicação socialpt
dc.subjectEducación del periodismoes
dc.subjectLa enseñanza del periodismoes
dc.subjectPeriodismo regionales
dc.subjectProgramas de estudios de periodismoes
dc.subjectMedios de comunicaciónes
dc.subjectJournalistic educationen
dc.subjectRegional journalismen
dc.subjectJournalistic teachingen
dc.subjectJournalism curriculumen
dc.subjectSocial communicationen
dc.titleAnálise das matrizes curriculares dos cursos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo no Brasil: um retrato da realidade nacionalpt
dc.title.alternativeAnálisis de las matrices de los cursos en Comunicación Social con licensia en Periodismo en Brasil: un retrato de la realidad nacionales
dc.title.alternativeAnalysis of the curriculum matrices of the major in Social Communication with Journalism license in Brazil: a portrait of the national realityen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.identifier.doi10.1590/S1809-58442012000100013-
dc.identifier.scieloS1809-58442012000100013-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1809-58442012000100013.pdf-
dc.relation.ispartofIntercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.