You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/25120
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDiniz, Leandro do Nascimento-
dc.contributor.authorBorba, Marcelo de Carvalho-
dc.date.accessioned2013-09-30T19:55:05Z-
dc.date.accessioned2014-05-20T14:17:05Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:39:47Z-
dc.date.available2013-09-30T19:55:05Z-
dc.date.available2014-05-20T14:17:05Z-
dc.date.available2016-10-25T17:39:47Z-
dc.date.issued2012-08-01-
dc.identifierhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2012000300009-
dc.identifier.citationBolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 935-962, 2012.-
dc.identifier.issn0103-636X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/25120-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/25120-
dc.description.abstractNeste artigo, analisamos a leitura e a interpretação de dados prontos coletados por alunos para desenvolverem projetos de modelagem. Consideramos dados prontos as informações coletadas na Internet, como um gráfico ou uma fórmula, sem maiores explicações de como foram geradas. Com isso, repensamos o mosaico de pesquisas do GPIMEM, grupo de pesquisa ao qual pertencemos e que desenvolve pesquisas sobre modelagem e informática há cerca de vinte anos. Na análise, privilegiamos a apresentação oral e o relatório escrito de um grupo de alunas do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Os dados prontos sugerem uma nova faceta na relação entre tecnologias digitais e modelagem: eles parecem ser tratados de maneira idêntica a dados empíricos usualmente coletados em outros trabalhos de modelagem encontrados na literatura. Assim, o mosaico de pesquisas sobre o tema ganha novas dimensões na medida em que a Internet parece modificar a própria noção do que são dados.pt
dc.description.abstractIn this paper, we analyze the reading and the interpretation of ready data. We consider ready-data the information collected from the Internet, such as graphs or a mathematical formulas, without explanation of how they were generated. With this idea in mind, we re-think the mosaic of the research carried out by our research group, GPIMEM. This group has been conducting research on modeling and informatics for about 20 years. In the analysis, we focused on oral and written reports of a group of students from the Biological Science course at the State University of São Paulo (UNESP). The ready-data suggest a new facet in the relationship between digital technologies and modeling: they seem to be treated by students identically to the way they treat empirical data usually collected in other modeling projects, found in the literature. The mosaic of research about this theme acquires new dimensions since the Internet seems to modify the very notion of what data are.en
dc.format.extent935-962-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectEducação Matemáticapt
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt
dc.subjectInformáticapt
dc.subjectLeitura e Interpretação de Gráficos Estatísticospt
dc.subjectIdeologia da Certezapt
dc.subjectMathematics Educationen
dc.subjectInformation and Communication Technologyen
dc.subjectInformaticsen
dc.subjectReading and Interpretation of Statistical Graphsen
dc.subjectIdeology of Certaintyen
dc.titleLeitura e Interpretação de Dados Prontos em um Ambiente de Modelagem e Tecnologias Digitais: o mosaico em movimentopt
dc.title.alternativeReading and Interpreting ready data in an environment of modeling and digital technologiesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionGrupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática-
dc.contributor.institutionGrupo Educação Matemática em Foco Grupo de Pesquisa Educação Matemática do Recôncavo da Bahia-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionGrupo de Pesquisa em Informática, outras Midias e Educação Matemática-
dc.description.affiliationGrupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática-
dc.description.affiliationGrupo Educação Matemática em Foco Grupo de Pesquisa Educação Matemática do Recôncavo da Bahia-
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
dc.description.affiliationGrupo de Pesquisa em Informática, outras Midias e Educação Matemática-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
dc.identifier.doi10.1590/S0103-636X2012000300009-
dc.identifier.scieloS0103-636X2012000300009-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-636X2012000300009.pdf-
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matemática-
dc.identifier.scopus2-s2.0-84881319725-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.