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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26443
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLaburú, Carlos Eduardo-
dc.contributor.authorArruda, Sérgio de Mello-
dc.contributor.authorNardi, Roberto-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:17Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:42:04Z-
dc.date.available2014-05-20T15:07:17Z-
dc.date.available2016-10-25T17:42:04Z-
dc.date.issued1998-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73131998000200003-
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 5, n. 2, p. 23-38, 1998.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26443-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26443-
dc.description.abstractEste trabalho faz uma analogia entre os programas de pesquisa de Lakatos e a dinâmica das idéias dos estudantes em situações de sala de aula. Esta analogia revelou-se uma maneira produtiva de análise do desenvolvimento das concepções dos estudantes durante um processo de discussão. Com as condições de inteligibilidade, plausibilidade e frutibilidade de Posner et alii (1982), pudemos enriquecer a análise baseada previamente nos programas. Mostramos com um exemplo videogravado durante uma aula que a nossa abordagem pode ser efetivamente usada como um instrumento analítico para ajudar o professor a entender e melhorar os processos de ensino e de aprendizagem.pt
dc.description.abstractIt is shown in this work an analogy between Lakatos' research programmes and the dynamics of students ideas in classroom situations. This analogy revealed itself a productive manner to analyse the development of students' concepcions during a discussion process. With the conditions of intelligibility, plausibility and fruitfulness of Posner et alii. (1982) the analysis previously based in programmes could be enriched. We show with an example video-recorded during a class that our approach can be used as an effective analytical instrument to help teachers understanding and improving the processes of teaching and learning.en
dc.format.extent23-38-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectConstrução do conhecimentopt
dc.subjectconcepções alternativaspt
dc.subjectconflito cognitivopt
dc.subjectmudança conceitualpt
dc.subjectprogramas de pesquisapt
dc.subjectLakatospt
dc.subjectsala de aulapt
dc.subjectKnowledge constructionen
dc.subjectalternative concepcionsen
dc.subjectcognitive conflicten
dc.subjectresearch programmesen
dc.subjectLakatosen
dc.subjectclassroomen
dc.titleOs programas de pesquisa de Lakatos: uma leitura para o entendimento da construção do conhecimento em sala de aula em situações de contradição e controvérsiapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Londrina (UEL)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Londrina (UEL) Centro de Ciências Exatas Departamento de Física-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73131998000200003-
dc.identifier.scieloS1516-73131998000200003-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-73131998000200003.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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