Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26443
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Laburú, Carlos Eduardo | - |
dc.contributor.author | Arruda, Sérgio de Mello | - |
dc.contributor.author | Nardi, Roberto | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T15:07:17Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T17:42:04Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T15:07:17Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T17:42:04Z | - |
dc.date.issued | 1998-01-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73131998000200003 | - |
dc.identifier.citation | Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 5, n. 2, p. 23-38, 1998. | - |
dc.identifier.issn | 1516-7313 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/26443 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26443 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho faz uma analogia entre os programas de pesquisa de Lakatos e a dinâmica das idéias dos estudantes em situações de sala de aula. Esta analogia revelou-se uma maneira produtiva de análise do desenvolvimento das concepções dos estudantes durante um processo de discussão. Com as condições de inteligibilidade, plausibilidade e frutibilidade de Posner et alii (1982), pudemos enriquecer a análise baseada previamente nos programas. Mostramos com um exemplo videogravado durante uma aula que a nossa abordagem pode ser efetivamente usada como um instrumento analítico para ajudar o professor a entender e melhorar os processos de ensino e de aprendizagem. | pt |
dc.description.abstract | It is shown in this work an analogy between Lakatos' research programmes and the dynamics of students ideas in classroom situations. This analogy revealed itself a productive manner to analyse the development of students' concepcions during a discussion process. With the conditions of intelligibility, plausibility and fruitfulness of Posner et alii. (1982) the analysis previously based in programmes could be enriched. We show with an example video-recorded during a class that our approach can be used as an effective analytical instrument to help teachers understanding and improving the processes of teaching and learning. | en |
dc.format.extent | 23-38 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt |
dc.subject | concepções alternativas | pt |
dc.subject | conflito cognitivo | pt |
dc.subject | mudança conceitual | pt |
dc.subject | programas de pesquisa | pt |
dc.subject | Lakatos | pt |
dc.subject | sala de aula | pt |
dc.subject | Knowledge construction | en |
dc.subject | alternative concepcions | en |
dc.subject | cognitive conflict | en |
dc.subject | research programmes | en |
dc.subject | Lakatos | en |
dc.subject | classroom | en |
dc.title | Os programas de pesquisa de Lakatos: uma leitura para o entendimento da construção do conhecimento em sala de aula em situações de contradição e controvérsia | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual de Londrina (UEL) Centro de Ciências Exatas Departamento de Física | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Educação | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Educação | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1516-73131998000200003 | - |
dc.identifier.scielo | S1516-73131998000200003 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S1516-73131998000200003.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Ciência & Educação (Bauru) | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.