Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26456
Título: 
Educação ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de pesquisa-ação
Título alternativo: 
Environmental Education for children in urban areas: an action research proposal
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1516-7313
Resumo: 
  • Este estudo de Educação Ambiental envolveu crianças de 6 a 11 anos de idade de um bairro de classe popular - Cohab I - na cidade de Botucatu. O objetivo principal do projeto foi contribuir para desenvolver nas crianças atitudes de cuidado com o meio onde vivem, proporcionando oportunidades de aquisição de conhecimentos, valores, atitudes e interesse ativo para protegê- lo e melhorá-lo. Trata-se de um estudo desenvolvido com os referenciais da metodologia da pesquisa-ação participativa, que considera fundamental a participação dos sujeitos envolvidos tanto no processo de produção de conhecimentos quanto na tomada de decisões. Através de conversas, atividades e brincadeiras variadas, as crianças construíram conhecimentos sobre o bairro, percebendo como podem e devem exercer ali um importante papel social de melhoria da qualidade de vida no ambiente em que vivem. As crianças foram incentivadas a participar e levar essa preocupação aos adultos.
  • This research in Environmental Education involved children between six and eleven years old from a working class district - Cohab I - of a Botucatu town. The main purpose of the research was to contribute to the development of behaviour which involved care of the environment where they lived, giving an opportunity to obtain knowledge, values, attitudes and active interests in order to protect and make their district better. This study is based on action research that considers the participation of the people involved in knowledge production process to be fundamental. Through talks, activites and jokes, children learnt about the district, and they came to understand how they might perform an important social role of life quality improvement in environment in which they live. The children were encouraged to participate and involve adults in their concerns.
Data de publicação: 
1-Jan-2004
Citação: 
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 2, p. 149-159, 2004.
Duração: 
149-159
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências
Palavras-chaves: 
  • educação ambiental
  • pesquisa-ação-participativa
  • trabalho em grupo
  • environmental education
  • action-participative-research
  • work in groups
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200001
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/26456
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.