You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26456
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorReigada, Carolina-
dc.contributor.authorReis, Marilia Freitas de Campos Tozoni-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:42:06Z-
dc.date.available2014-05-20T15:07:18Z-
dc.date.available2016-10-25T17:42:06Z-
dc.date.issued2004-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200001-
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 2, p. 149-159, 2004.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26456-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26456-
dc.description.abstractEste estudo de Educação Ambiental envolveu crianças de 6 a 11 anos de idade de um bairro de classe popular - Cohab I - na cidade de Botucatu. O objetivo principal do projeto foi contribuir para desenvolver nas crianças atitudes de cuidado com o meio onde vivem, proporcionando oportunidades de aquisição de conhecimentos, valores, atitudes e interesse ativo para protegê- lo e melhorá-lo. Trata-se de um estudo desenvolvido com os referenciais da metodologia da pesquisa-ação participativa, que considera fundamental a participação dos sujeitos envolvidos tanto no processo de produção de conhecimentos quanto na tomada de decisões. Através de conversas, atividades e brincadeiras variadas, as crianças construíram conhecimentos sobre o bairro, percebendo como podem e devem exercer ali um importante papel social de melhoria da qualidade de vida no ambiente em que vivem. As crianças foram incentivadas a participar e levar essa preocupação aos adultos.pt
dc.description.abstractThis research in Environmental Education involved children between six and eleven years old from a working class district - Cohab I - of a Botucatu town. The main purpose of the research was to contribute to the development of behaviour which involved care of the environment where they lived, giving an opportunity to obtain knowledge, values, attitudes and active interests in order to protect and make their district better. This study is based on action research that considers the participation of the people involved in knowledge production process to be fundamental. Through talks, activites and jokes, children learnt about the district, and they came to understand how they might perform an important social role of life quality improvement in environment in which they live. The children were encouraged to participate and involve adults in their concerns.en
dc.format.extent149-159-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
dc.sourceSciELO-
dc.subjecteducação ambientalpt
dc.subjectpesquisa-ação-participativapt
dc.subjecttrabalho em grupopt
dc.subjectenvironmental educationen
dc.subjectaction-participative-researchen
dc.subjectwork in groupsen
dc.titleEducação ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de pesquisa-açãopt
dc.title.alternativeEnvironmental Education for children in urban areas: an action research proposalen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP Instituto de Biociências-
dc.description.affiliationUNESP IB Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Ciências Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência-
dc.description.affiliationUnespUNESP Instituto de Biociências-
dc.description.affiliationUnespUNESP IB Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Ciências Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132004000200001-
dc.identifier.scieloS1516-73132004000200001-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-73132004000200001.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.