You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26458
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMattos, Cristiano-
dc.contributor.authorHamburger, Amélia Império-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:19Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:42:06Z-
dc.date.available2014-05-20T15:07:19Z-
dc.date.available2016-10-25T17:42:06Z-
dc.date.issued2004-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300011-
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 3, p. 477-490, 2004.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26458-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26458-
dc.description.abstractPropomos que uma evolução de idéias científicas seja usada como instrumento de aprendizagem de conteúdos específicos e, em particular, para ressaltar como os conteúdos se articulam entre as disciplinas. Como exemplo, apresentamos um estudo sobre a proposta do demônio de Maxwell e discussões sobre sua exorcização, isto é, um estudo sobre a compreensão da natureza de um ser inteligente que atua dentro de um sistema físico e de como seria essa atuação. Estão envolvidos nesse problema fenômenos relacionados com várias teorias - Termodinâmica, Física Molecular, Mecânica Estatística, Teoria da Informação - dentro das disciplinas de Física, Química, Biologia, Computação. Entre diversas questões epistemológicas e conceituais aí contidas, será enfatizada a questão do objeto limitado de uma eoria científica, isto é, da limitação de seu significado aos fenômenos por ela compreendidos. A delimitação dos fenômenos estudados e as teorias e técnicas caracterizam a compreensão que vai realizar sua emergência concreta nos laboratórios. Essa compreensão vai dar também a possibilidade de atuação interdisciplinar.pt
dc.description.abstractWe propose that an evolution of scientific ideas be used as an instrument of learning specific content and, also how the subjects permeate the disciplines. As an example, we present a study about the Maxwell's demon problem and some discussions about its exorcization, that is, an understanding of the nature of the intelligent being that acts inside a physical system and what is the meaning of the performance. Several phenomena are involved in this problem within the theories - Thermodynamics, Molecular Physics, Statistical Mechanics, Information Theory - and disciplines such as Physics, Chemistry, Biology and Computation. Among several epistemological and conceptual questions concerned with this problem, we will emphasize the limits to the objectives of a scientific theory, that is, the limitation of the meaning of a theory to the range of phenomena it describes and explains. The delimitation of the studied phenomena, and also the theories and the techniques, characterize the understanding that will accomplish its concrete emergenge in the laboratory. This comprehension will also give the possibility of interdisciplinary actions.en
dc.format.extent477-490-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.subjectHistória e Epistemologia da Físicapt
dc.subjectLimite de Significado da Teoria Científicapt
dc.subjectInterdisciplinaridadept
dc.subjectPhysics Educationen
dc.subjectHistory and Epistemology of Physicsen
dc.subjectLimit of meaning of a Scientific Theoryen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.titleHistória da ciência, interdisciplinaridade e ensino de física: o problema do demônio de Maxwellpt
dc.title.alternativeHistory of science, interdisciplinarity and physics teaching: the Maxwell's Demon problemen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.description.affiliationUnesp Depto. de Física e Química-
dc.description.affiliationUSP Instituto de Física-
dc.description.affiliationUnespUnesp Depto. de Física e Química-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132004000300011-
dc.identifier.scieloS1516-73132004000300011-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-73132004000300011.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.