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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26459
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGatti, Sandra Regina Teodoro-
dc.contributor.authorNardi, Roberto-
dc.contributor.authorSilva, Dirceu da-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:19Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:42:06Z-
dc.date.available2014-05-20T15:07:19Z-
dc.date.available2016-10-25T17:42:06Z-
dc.date.issued2004-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300012-
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 3, p. 491-500, 2004.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26459-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26459-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi estudar como a evolução histórica dos modelos de atração entre corpos, tendo como pano de fundo a evolução dos modelos de mundo, pode auxiliar na formação inicial do docente de Física. Para tanto, sugerimos um planejamento de curso sobre o tema atração gravitacional, destinado principalmente a docentes de Física que atuam no ensino médio. O planejamento do curso foi baseado: em dados sobre a evolução dos modelos de mundo, buscando evidenciar como o conceito de atração gravitacional desenvolveu-se historicamente; nas concepções alternativas mais comuns encontradas na literatura, incluindo um breve esboço de noções diagnosticadas em uma amostra de docentes de Física de ensino médio; e em sugestões de leituras de resultados de pesquisas recentes sobre os processos de ensino e aprendizagem de ciências. Pretende-se fornecer aos docentes elementos de reflexão que lhes proporcionem mudanças de postura, através do questionamento da visão de ciência enquanto processo de construção e sobre sua própria prática de ensino. Partindo de resultados recentes da pesquisa em Ensino de Ciências, a metodologia sugerida privilegia o trabalho coletivo, com a realização de debates e sínteses. As atividades mencionadas são acompanhadas de justificativas sobre a escolha do tema e objetivos.pt
dc.description.abstractThe main purpose of this research was to study how the attraction among bodies, having as background the evolution of models of the world, can help prospective teachers' education. To reach this goal, we suggest a course plan on gravitational attraction, addressed mainly to High School Physics teachers. This course was based: on data about world models' evolution, searching to make clear how the concept of gravitational attraction was historically developed; on the most common alternative conceptions found in the literature, including a brief outline of notions found among in-service High School Physics teachers, and on suggestions from recent research about Science teaching and learning processes.. The sequence of activities aims to provide teachers with some reflections in order to change their attitudes, through an inquiry into their view of science as a constructive process, and their own teaching practice. The methodology proposed considers the collective work through f debates and synthesis.en
dc.format.extent491-500-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectHistória da Ciênciapt
dc.subjectatração gravitacionalpt
dc.subjectconcepções alternativaspt
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.subjectformação inicial de docentespt
dc.subjectHistory of Scienceen
dc.subjectgravitational attractionen
dc.subjectalternative conceptionsen
dc.subjectPhysics Teachingen
dc.subjectprospective teachers' educationen
dc.titleA história da ciência na formação do professor de física: subsídios para um curso sobre o tema atração gravitacional visando às mudanças de postura na ação docentept
dc.title.alternativeHistory of Science in teaching education: suggestions for a course plan on gravitational attraction aiming to change teachers' attitudesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnicamp Faculdade de Educação Programa de Pós-graduação em Educação-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pósgraduação em Educação para a Ciência-
dc.description.affiliationUnicamp Faculdade de Educação Departamento de Metodologia de Ensino-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pósgraduação em Educação para a Ciência-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132004000300012-
dc.identifier.scieloS1516-73132004000300012-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-73132004000300012.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
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