Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26460
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Valéria Silva | - |
dc.contributor.author | Martins, Roberto de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T15:07:19Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T17:42:07Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T15:07:19Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T17:42:07Z | - |
dc.date.issued | 2004-12-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300014 | - |
dc.identifier.citation | Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 3, p. 517-530, 2004. | - |
dc.identifier.issn | 1516-7313 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/26460 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26460 | - |
dc.description.abstract | Estudando o trabalho experimental sobre eletromagnetismo realizado por Michael Faraday no início do século XIX, encontramos vários elementos que poderiam ser utilizados no Ensino de Ciências. Um conhecimento histórico sobre o trabalho experimental desenvolvido por Faraday e que o levou à descoberta da indução eletromagnética pode transmitir aos estudantes uma concepção mais adequada do processo de desenvolvimento da Ciência. No entanto, isso só pode ser feito utilizando-se um estudo detalhado e bem fundamentado do processo histórico ocorrido, deixando de lado as simplificações e os mitos que costumam ser apresentados. | pt |
dc.description.abstract | The study of Michael Faraday's experimental research on electromagnetism developed in the early 19th century provides several components which could be used in Science Teaching. A historical knowledge of the experimental work that led Faraday to the discovery of electromagnetic induction may convey to students a more adequate process of the development of science. However, this can only be done by the use of a detailed and well grounded study of the historical process, leaving aside the naïve simplifications and the myths that are usually told. | en |
dc.format.extent | 517-530 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | Michael Faraday | pt |
dc.subject | desmitificação | pt |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt |
dc.subject | História da Física | pt |
dc.subject | eletromagnetismo | pt |
dc.subject | Michael Faraday | en |
dc.subject | myths | en |
dc.subject | Science Teaching | en |
dc.subject | History of Physics | en |
dc.subject | electromagnetism | en |
dc.title | Michael Faraday: o caminho da livraria à descoberta da indução eletromagnética | pt |
dc.title.alternative | Michael Faraday: the road from the bookstore to the discovery of electromagnetic induction | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência | - |
dc.description.affiliation | Unicamp Instituto de Física Gleb Wataghin | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1516-73132004000300014 | - |
dc.identifier.scielo | S1516-73132004000300014 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S1516-73132004000300014.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Ciência & Educação (Bauru) | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.