You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26464
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMartinho, Luciana Rodrigues-
dc.contributor.authorTalamoni, Jandira Liria Biscalquini-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:42:07Z-
dc.date.available2014-05-20T15:07:20Z-
dc.date.available2016-10-25T17:42:07Z-
dc.date.issued2007-04-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000100001-
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 1, p. 1-13, 2007.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26464-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26464-
dc.description.abstractInvestigam-se as representações sociais sobre meio ambiente de 42 alunos de quartas séries do Ensino Fundamental em duas escolas públicas das zonas rural e urbana de um município do interior paulista. Os dados foram coletados mediante análise de documentos e pesquisa de campo, utilizando-se técnicas características da pesquisa qualitativa. Os resultados revelaram que, possivelmente, as origens daquelas representações - categorizadas como naturalistas e antropocêntricas estejam associadas, principalmente, às influências da mídia, família e religião. Acredita-se que os resultados possam contribuir para que os educadores considerem os saberes acumulados por seus alunos pela vivência de diferentes experiências e desenvolvam ações educativas ambientalmente comprometidas com a formação de indivíduos responsáveis pela criação e manutenção de melhores condições de vida, num contexto em que a prática pedagógica seja criativa, democrática e fundamentada no diálogo entre gerações e culturas, procurando estimular a ética nas relações entre os homens e entre estes e o meio ambiente.pt
dc.description.abstractIn this work we researched social representations of environment in a total of 42 4th graded students from Elementary School, from two public schools located in São Paulo State rural and urban areas cities. The data collection was carried out through document analysis and field research, using the qualitative research techniques. The results showed that the origins of those representations, rated as naturalist and anthropocentric, were mainly associated with the media, the family and religion. We intend to inform the teachers in order to influence the accumulated knowledge of their students and to develop environmentally engaged programs for individual formation.en
dc.format.extent1-13-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectRepresentações sociaispt
dc.subjectEnsino Fundamentalpt
dc.subjectMeio ambientept
dc.subjectSocial representationsen
dc.subjectElementary Teachingen
dc.subjectEnvironmenten
dc.titleRepresentações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamentalpt
dc.title.alternativeThe representations of Environment by fourth graded students of Elementary Schoolen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionFaculdades Integradas Rui Barbosa de Andradina departamento de Pedagogia-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationFaculdades Integradas Rui Barbosa de Andradina departamento de Pedagogia-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132007000100001-
dc.identifier.scieloS1516-73132007000100001-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-73132007000100001.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.