You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26469
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlencar, Rúbia de Aguiar-
dc.contributor.authorSilva, Lucía-
dc.contributor.authorSilva, Fábio Arlindo-
dc.contributor.authorDiniz, Renato Eugênio da Silva-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:42:08Z-
dc.date.available2014-05-20T15:07:20Z-
dc.date.available2016-10-25T17:42:08Z-
dc.date.issued2008-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000100011-
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 1, p. 159-168, 2008.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26469-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26469-
dc.description.abstractO objetivo geral do presente estudo foi descrever a experiência de construção e aplicação de uma proposta pedagógica no campo da educação sexual, fundamentada em algumas premissas contidas na concepção de Paulo Freire, visando atender adolescentes de uma comunidade carente do interior paulista. A partir dos questionamentos iniciais levantados pelos jovens foram realizados quatro encontros focando questões sobre sexualidade, anatomia e fisiologia humana, métodos anticoncepcionais e DST/Aids. Com a realização desse trabalho, os jovens tiveram oportunidade de participar de um processo educativo que possibilitou, pelo resgate de suas próprias experiências e crenças, a reflexão sobre sua autonomia na vivência de uma sexualidade saudável, respeitando a si próprio e ao outro.pt
dc.description.abstractThe general objective of this study was to describe the experience of the development pedagogy for sex education, based on assumptions contained in the work of Freire, seeking to assist adolescents from the periphery of a city in the interior from São Paulo. We opted for an action-research based pedagogic model from Freire. Starting initial questioning of the youths four interviews were carried out concentrating on questions about sexuality, anatomy and human physiology, birth-control methods and sexually transmitted diseases. With the completion of this work, the youths had the opportunity to participate in an educational process through the examination of their own experiences and beliefs, making it possible to reflect about their autonomy within the experiences of a healthy sexuality, one which respects itself and values the other.en
dc.format.extent159-168-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectProposta pedagógicapt
dc.subjectEducação em saúdept
dc.subjectEducação sexualpt
dc.subjectAdolescênciapt
dc.subjectPedagogical proposalen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectSexual educationen
dc.subjectAdolescenceen
dc.titleDesenvolvimento de uma proposta de educação sexual para adolescentespt
dc.title.alternativeDevelopment of a proposal for sex education for adolescentsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionCentro Universitário Nove de Julho Faculdade Marechal Rondon-
dc.contributor.institutionUniversidade Nove de Julho (UNINOVE)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationCentro Universitário Nove de Julho Faculdade Marechal Rondon-
dc.description.affiliationUNINOVE FMR-
dc.description.affiliationUnesp Instituto de Biociências Departamento de Química e Bioquímica-
dc.description.affiliationUnesp IBB Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUnespUnesp Instituto de Biociências Departamento de Química e Bioquímica-
dc.description.affiliationUnespUnesp IBB Departamento de Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132008000100011-
dc.identifier.scieloS1516-73132008000100011-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-73132008000100011.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.