You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26470
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes-Maluf, Marcilene Cristina-
dc.contributor.authorSouza, Aguinaldo Robinson de-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:42:08Z-
dc.date.available2014-05-20T15:07:20Z-
dc.date.available2016-10-25T17:42:08Z-
dc.date.issued2008-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200006-
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26470-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26470-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma reflexão sobre a inserção da ficção científica no ensino de Ciências, no qual buscamos identificar como a ficção científica incorpora elementos na estrutura conceitual dos educandos partindo do pressuposto de que teria um papel de desencadeadora e/ou organizadora da aprendizagem. O filme Jurassic Park foi estudado como constitutivo do conhecimento, transmutando o ficcional no real/racional, possibilitando a organização hierárquica dos conceitos, acrescendo novos elementos na estrutura conceitual dos educandos e atuando, também, na mediação do conhecimento - ora organizando, ora desencadeando.pt
dc.description.abstractIn this paper, we discuss the development of the science fiction approach in Science education. We are concerned to identify conceptual elements incorporated by students when faced with the science fiction approach in their development of scientific concepts. We use the movie Jurassic Park in this approach and found that the movie can be effective in the mediation of the fictional to the real.en
dc.format.extent271-282-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt
dc.subjectFicção científicapt
dc.subjectImagináriopt
dc.subjectReal e racionalpt
dc.subjectScience educationen
dc.subjectScience fictionen
dc.subjectImaginaryen
dc.subjectReal and rationalen
dc.titleA ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racionalpt
dc.title.alternativeScience teaching and science fiction: imaginary in the organization of the real and the rationalen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionEscola Agrotécnica Federal de Cáceres-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationEscola Agrotécnica Federal de Cáceres-
dc.description.affiliationUnesp Departamento de Química Programa de Pós-Graduação em Educação-
dc.description.affiliationUnespUnesp Departamento de Química Programa de Pós-Graduação em Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132008000200006-
dc.identifier.scieloS1516-73132008000200006-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-73132008000200006.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.