You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26471
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Fabiana Aparecida de-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:42:08Z-
dc.date.available2014-05-20T15:07:21Z-
dc.date.available2016-10-25T17:42:08Z-
dc.date.issued2008-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000300007-
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 3, p. 467-482, 2008.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26471-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26471-
dc.description.abstractA tessitura deste trabalho abarca os traços da Biologia presentes em duas obras infanto-juvenis de Monteiro Lobato. Os entendimentos acerca dos traços biológicos como evolução, seleção natural, tamanho, classificação e organização natural se hibridizam, mesclam-se a outros discursos e significados e apontam relações e significações que se dão entre os espaços - diferenças - dos múltiplos conhecimentos. Ao reconhecer que a Biologia participa dessa Literatura, construiu-se um olhar para seus significados que são (re)criados em relação às diferenças, não funcionando como decalque, cópia de um campo cultural único ou suposto como original. Ao migrar para o texto, os significados culturais desses traços biológicos expandem o campo da escritura por uma interrupção e um espaçamento. Investigaram-se as relações de diferenças que se estabelecem entre Literatura e Biologia, e a intensidade das narrativas que trazem traços de crenças, valores, interesses políticos no discurso científico, e que são arrastados para a Literatura, num trajeto híbrido e nômade.pt
dc.description.abstractThe texture of this essay encompasses the traces of Biology present in two Monteiro Lobato's child and teenage literature. The understanding about biological traces such as evolution, natural selection, size, classification and natural organization flow and mix with other themes and meanings and point out relationships and senses that occur among spaces - differences - of multiple Knowledge. Recognizing that Biology participates of this literature, we were able to construct a view into meanings that are (re) created in relation to the differences, not functioning as mere patches, copies of a unique cultural field or supposes as original. By bringing cultural meanings of these biological traces to the texts, there is an expansion in the writing by means of interruptions and spacings. One can investigate the relationships of the differentiations that are established between literature and biology and the intensity of the narrations that bring the beliefs, values and political interests in the scientific speech and that are brought into the literature in hybrid and nomad direction.en
dc.format.extent467-482-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectBiologiapt
dc.subjectLiteraturapt
dc.subjectTraços biológicospt
dc.subjectMonteiro Lobatopt
dc.subjectBiologyen
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectBiological tracesen
dc.subjectMonteiro Lobatoen
dc.titleA biologia em obras infantis de Monteiro Lobato: modulações literárias, científicas e culturaispt
dc.title.alternativeThe Biology into monteiro lobato's child and teenage literature: literary, scientific and cultural modulationsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132008000300007-
dc.identifier.scieloS1516-73132008000300007-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-73132008000300007.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.