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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26473
Título: 
Varenius e o conhecimento matemático do século XVII
Título alternativo: 
Varenius and the mathematical knowledge in the seventeenth century
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade de Bielefeld Instituto de Didática da Matemática
ISSN: 
1516-7313
Resumo: 
  • Neste artigo, discutimos o contexto do desenvolvimento da Geografia que, no século XVII, liberou-se do seu papel nas diferentes fés cristãs, bem como a importância da cisão dos Protestantes, em Luteranos e Calvinistas, para o processo de secularização, e o conseguinte estabelecimento da Geografia como ciência moderna. Analisamos a contribuição fundamental do luterano Bernhard Varen, cuja obra Geografia Geral apresenta o paradigma dessa nova ciência. Naquela época, a Geografia era considerada um ramo da matemática, e esta obra nos dá indícios sobre notações e conceitos matemáticos utilizados naquele século. Analisamos, particularmente, o uso da notação decimal de números não inteiros e algumas aplicações de conceitos trigonométricos, comparando a edição original com as principais reedições desta obra.
  • In this paper, we discuss the context for the development of geography from the seventeenth century when it became liberated from its function in the service of the different Christian faiths; we discuss the importance of the division of the Protestant confession into the Lutheran and the Reformed one for the process of secularization and for the establishment of geography as a modern science. We analyse the fundamental contribution by the Lutheran Bernhard Varen whose volume General Geography constitutes the paradigm for this new science. At that time, Geography was considered to be a branch of mathematics, and this book offers us insights into both, mathematical notations and mathematical procedures. We analyse, in particular, the use of the decimal number notation for nonintegral numbers and also some applications of trigonometry, comparing the original edition with the major re-editions of this seminal work.
Data de publicação: 
1-Jan-2009
Citação: 
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 139-153, 2009.
Duração: 
139-153
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências
Palavras-chaves: 
  • História
  • Educação matemática
  • Notações matemáticas
  • Geografia
  • Ciência moderna
  • History
  • Mathematical education
  • Mathematical notations
  • Geography
  • Modern science
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100009
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/26473
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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