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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26474
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dc.contributor.authorZuliani, Silvia Regina Quijadas Aro-
dc.contributor.authorHartwig, Dácio Rodney-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:42:08Z-
dc.date.available2014-05-20T15:07:21Z-
dc.date.available2016-10-25T17:42:08Z-
dc.date.issued2009-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000200008-
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 2, p. 359-382, 2009.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26474-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26474-
dc.description.abstractOs Estágios Supervisionados são disciplinas integradoras entre o conhecimento específico e os conhecimentos pedagógicos. Neste trabalho, apresentamos resultados de uma pesquisa realizada com Licenciandos em Química utilizando a Metodologia Investigativa. O objetivo foi buscar as percepções dos sujeitos a respeito da própria aprendizagem e sua transferência ao processo de ensino. Utilizou-se o referencial proposto pela Fenomenologia e Semiótica Social para a análise dos dados. Confirmaram-se o potencial da metodologia no desenvolvimento metacognitivo dos sujeitos e na evolução de suas concepções. Estes valorizam a construção de estratégias de aprendizagem como um processo pessoal e profissional. A reflexão levou-os a reconhecer a complementaridade entre ensinar e aprender, como processos indissociáveis, e geradores de conhecimentos aplicáveis à atividade profissional.pt
dc.description.abstractTeaching Practices are integrative discipline between the specific knowledge and the pedagogical knowledge. In this work, we present the results of a research carried through with future teachers in Chemistry, using the Investigative Methodology. The objective was to seek the perceptions of the students about their own learning and its transference to the educational process. We used the benchmark proposed by the Phenomenology and Social Semiotic for the data analysis. It has confirmed the potential of the methodology in the students metacognitive development and in the evolution of their conceptions. They value the construction of learning strategies as a personal process and professional knowledge. The reflection led them to recognize the complementarity between teaching and learning processes inseparable, and its application to the professional activity.en
dc.format.extent359-382-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectPrática de ensino de Químicapt
dc.subjectMetodologia investigativapt
dc.subjectDesenvolvimento metacognitivopt
dc.subjectFenomenologiapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectPractical of Chemistry Educationen
dc.subjectInvestigative Methodologyen
dc.subjectMetacognitive Developmenten
dc.subjectFenomenologyen
dc.subjectTeachers formationen
dc.titleA influência dos processos que buscam a autoformação: uma leitura através da fenomenologia e da Semiótica Socialpt
dc.title.alternativeThe influence of processes that involve self-formation: a reading through the Fenomenology and the Social Semioticsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar) Departamento de Metodologia de Ensino-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132009000200008-
dc.identifier.scieloS1516-73132009000200008-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-73132009000200008.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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