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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26475
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dc.contributor.authorMonteiro, Maria Amélia-
dc.contributor.authorNardi, Roberto-
dc.contributor.authorBastos, Fernando-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:42:09Z-
dc.date.available2014-05-20T15:07:21Z-
dc.date.available2016-10-25T17:42:09Z-
dc.date.issued2009-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000300007-
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 3, p. 557-580, 2009.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26475-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26475-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é avaliar a proposta de introdução da Física Moderna e Contemporânea no Nível Médio da Educação Básica. Parte-se do pressuposto de que os professores assumem, às vezes até subconscientemente, que a teoria base da FMC é incompreensível. Investigamos, em 2007, os discursos de cinco professores de Física de um município da região Nordeste, visando compreender as possibilidades desses professores introduzirem a FMC em suas aulas de Física e em que medida estas possibilidades estão associadas às suas formações profissionais. Para a construção e análises dos discursos pautamo-nos na Análise de Discurso Francesa e em referenciais da Teoria Crítica da Educação. Constatamos que apesar de atribuírem papel relevante à introdução da FMC no Nível Médio, os professores não estão encarando este desafio.pt
dc.description.abstractThe main goal of this research is to evaluate the proposal to introduce Modern and Contemporary Physics (MCP) in Brazilian secondary and high schools. Our evaluation presupposes that teachers assume sometimes unconsciously, that the MCP basis theory is essentially misunderstood. In 2007, we investigate five in-service Brazilian Northeastern physics teachers discourses, in order to comprehend their perspectives and possibilities to introduce MCP in their classes, as well as, how these possibilities are related to their professional backgrounds. Teachers' discourses were analyzed using as referential the French Discourse Analysis and Critical Educational Theory. We realized that the interviewed teachers, even though attributing relevant role in introducing PMC in that school level, are not facing this challenge.en
dc.format.extent557-580-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.subjectEnsino da Física Moderna e Contemporâneapt
dc.subjectFormação de professores de Físicapt
dc.subjectTeoria crítica educacionalpt
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectModern and contemporary physics teachingen
dc.subjectPhysics teachers educationen
dc.subjectCritical educational theoryen
dc.titleA sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médiopt
dc.title.alternativeThe quantum theory systematic incomprehensibility and teachers difficulties concerning to the introduction of Modern and Contemporary Physics at High School Levelen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual da Paraíba Departamento de Física-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Alagoas (UFAL)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual da Paraíba Departamento de Física-
dc.description.affiliationUnesp Faculdade de Ciências Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Alagoas (UFAL) Instituto de Física-
dc.description.affiliationUnespUnesp Faculdade de Ciências Departamento de Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132009000300007-
dc.identifier.scieloS1516-73132009000300007-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-73132009000300007.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
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