You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26478
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGuimarães, Márcio Andrei-
dc.contributor.authorCarvalho, Washington Luiz Pacheco de-
dc.contributor.authorOliveira, Mônica Santos-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:42:09Z-
dc.date.available2014-05-20T15:07:21Z-
dc.date.available2016-10-25T17:42:09Z-
dc.date.issued2010-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200013-
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 2, p. 465-477, 2010.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26478-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26478-
dc.description.abstractNos últimos anos, os avanços nas Ciências Biológicas têm levado a sociedade a discutir diversas questões no campo da moral e da ética. Questões como engenharia genética, clonagem e pesquisas com células-tronco são questões chamadas de sociocientíficas por estarem na interface entre a ciência e a sociedade. Nesse trabalho buscamos entender como estudantes de Ensino Médio percebem e interpretam questões relacionadas à manipulação genética em seres humanos. Houve divisão de opiniões em relação à eugenia negativa, que se destina a remover características desfavoráveis das pessoas; mas a eugenia positiva, que busca melhoramento de características estéticas, foi rejeitada por todos os estudantes. As variações nas opiniões em relação ao assunto tratado podem ser, em grande medida, devidas às representações sociais dos estudantes.pt
dc.description.abstractIn the recent years the advances in biological sciences has been convincing society to discuss issues concerning moral and ethics. Issues as cloning, stem-cell research and genetic engineering are called socioscientific issues because they put into evidence the interface between science and society. In this paper we aimed at understanding how High School students realize and interpret issues regarding human genetic improvement. As a result we have found divergent opinions regarding negative eugenics, specifically about its attempts of taking out undesirable characteristics of individuals; but there was an agreement among all the students in rejecting positive eugenics, that aims at improving individuals esthetical characteristics. The divergences and differences of opinions may be related to the students' social representations.en
dc.format.extent465-477-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectEnsino de Biologiapt
dc.subjectRaciocínio informalpt
dc.subjectRaciocínio moralpt
dc.subjectQuestões sociocientíficaspt
dc.subjectBiology teachingen
dc.subjectInformal reasoningen
dc.subjectMoral reasoningen
dc.subjectSocioscientific issuesen
dc.titleRaciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humanopt
dc.title.alternativeMoral reasoning in decision-making regarding socioscientific issues: the human genetic improvement exampleen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Sergipe (UFS)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUFS-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Sergipe Departamento de Biociências-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia . Departamento de Física e Química-
dc.description.affiliationUFS-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia . Departamento de Física e Química-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132010000200013-
dc.identifier.scieloS1516-73132010000200013-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-73132010000200013.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.