You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26480
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGianotto, Dulcinéia Ester Pagani-
dc.contributor.authorDiniz, Renato Eugênio da Silva-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:22Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:42:09Z-
dc.date.available2014-05-20T15:07:22Z-
dc.date.available2016-10-25T17:42:09Z-
dc.date.issued2010-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300009-
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 3, p. 631-648, 2010.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26480-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26480-
dc.description.abstractEste artigo apresenta os resultados da implantação e aplicação da metodologia colaborativa mediada pelo computador desenvolvida com alunos de Prática de Ensino de Biologia da UEM. Apoiando-se na abordagem qualitativa, os dados foram coletados em questionários, documentos e observações, e a análise sobre as ideias, concepções e reflexões dos sujeitos da pesquisa processou-se de acordo com três grupos de elementos formativos para docência construindo a identidade profissional, construção do conhecimento compartilhado e mediação. Concluiu-se que os Alunos-Professores (AP) passaram por significativas mudanças atitudinais com relação ao processo de ensino-aprendizagem e ao papel do professor, na medida em que, ao compreenderem a importância de se valorizar o uso da metodologia colaborativa e do computador, como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem de Biologia, contemplando-os na experiência vivida, construíram saberes para a docência.pt
dc.description.abstractThis article presents the results of the implantation and application of a computer-mediated collaborative methodology applied to Biology students at Practicum Internship course at the Universidade Estadual de Maringá (UEM). Based on qualitative approach, data was collected through questionnaires, documents, in locus observations and analysis of ideas. The conceptions and participants reflections was processed according to three groups of formative elements to teaching constructing a professional identity, construction of shared knowledge and mediation. It follows that student-teachers (ST) had significant attitudinal changes regarding the teaching-learning process and concerning the teacher role, as they embrace the importance of appreciate the collaborative methodology and the use of computers as a pedagogical resource in Biology teaching-learning, contemplating this items on their own experience, they were able to constructed knowledge for teaching.en
dc.format.extent631-648-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectMetodologia colaborativapt
dc.subjectComputadorpt
dc.subjectFormação inicialpt
dc.subjectDocênciapt
dc.subjectCollaborative methodologyen
dc.subjectComputeren
dc.subjectPre-service educationen
dc.subjectTeachingen
dc.titleFormação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docênciapt
dc.title.alternativePre service education of Biology teachers: the computer-mediated collaborative methodology and learning for teachingen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Maringá (UEM)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Maringá (UEM) Departamento de Biologia-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132010000300009-
dc.identifier.scieloS1516-73132010000300009-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-73132010000300009.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.