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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26494
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida-
dc.contributor.authorOliveira, Adriana Marques de-
dc.contributor.authorPinheiro, Fábio Henrique-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:24Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:42:11Z-
dc.date.available2014-05-20T15:07:24Z-
dc.date.available2016-10-25T17:42:11Z-
dc.date.issued2011-06-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342011000200013-
dc.identifier.citationRevista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 16, n. 2, p. 189-197, 2011.-
dc.identifier.issn1516-8034-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26494-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26494-
dc.description.abstractOBJETIVO: Verificar a eficácia do programa de remediação metafonológica e leitura, elaborado em versão computadorizada para escolares com dificuldades de aprendizagem. MÉTODOS: Participaram deste estudo 600 escolares de 2ª a 4ª série do ensino público fundamental, distribuídos em dois grupos: Grupo I (GI) e Grupo II (GII). O GI, composto por 300 escolares com dificuldades de aprendizagem, foi subdividido em GIc: 150 escolares que não foram submetidos ao programa de remediação metafonológica e de leitura; e GIe: 150 escolares do GI submetidos ao programa de remediação. O Grupo II (GII), composto por 300 escolares com bom desempenho escolar, foi subdividido em GIIc: 150 escolares que não foram submetidos ao programa de remediação; e GIIe: 150 escolares submetidos ao programa de remediação. Foi elaborado um programa computadorizado de remediação metafonológica e de leitura em versão avaliativa e interventiva. O programa foi composto por três fases: pré-avaliação, intervenção e após-avaliação. RESULTADOS: Houve diferença entre a situação de pré e após avaliação para os escolares do GIe em todos as provas da versão avaliativa e em todas as habilidades trabalhadas na remediação e para o GIIe nas provas de reconhecimento de som, segmentação e manipulação fonêmica. CONCLUSÃO: Os achados deste estudo evidenciam que a eficácia do programa de remediação metafonológica e de leitura elaborado para este estudo, pois os escolares com dificuldades de aprendizagem submetidos ao programa desenvolveram habilidades metafonológicas necessárias para o desenvolvimento da leitura.pt
dc.description.abstractPURPOSE: To verify the effectiveness of the computerized version of a metaphonological and reading remediation program for students with learning difficulties. METHODS: Participants were 600 2nd to 4th grade students from public elementary schools distributed into Groups I (GI) and II (GII). GI was composed by 300 students with learning difficulties subdivided into GIc: 150 students who were not submitted to the metaphonological and reading remediation program; and GIe: 150 students submitted to the metaphonological and reading remediation program. GII consisted of 300 students with good academic performance subdivided into GIIc: 150 students who were not submitted to the remediation program, and GIIe: 150 students submitted to the metaphonological and reading remediation program. The computerized metaphonological and reading remediation program was developed to be used in evaluation and intervention. The program had three stages: pre-testing, intervention and post-testing. RESULTS: Differences were found between pre and post-tests for GIe subjects in all tests of the evaluation version of the program and in all abilities emphasized on the remediation program, and for GIIe subjects in the sound recognition, segmentation and phonemic manipulation tasks. CONCLUSION: The findings evidence the effectiveness of the computerized metaphonological and reading remediation program developed for this study, since the students with learning difficulties submitted to the remediation program developed the metaphonological abilities required for reading development.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent189-197-
dc.language.isopor-
dc.publisherSociedade Brasileira de Fonoaudiologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectTranstornos de aprendizagempt
dc.subjectCompreensãopt
dc.subjectInstrução por computadorpt
dc.subjectLearningen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectReadingen
dc.subjectLearning disordersen
dc.subjectComprehensionen
dc.subjectComputer-assisted instructionen
dc.titleEficácia do programa de remediação metafonológica e de leitura para escolares com dificuldades de aprendizagempt
dc.title.alternativeEffectiveness of a metaphonological and reading remediation program for students with learning difficultiesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-80342011000200013-
dc.identifier.scieloS1516-80342011000200013-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-80342011000200013.pdf-
dc.relation.ispartofRevista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia-
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