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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26678
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dc.contributor.authorMenin, Maria Suzana de Stefano-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:48Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:42:39Z-
dc.date.available2014-05-20T15:07:48Z-
dc.date.available2016-10-25T17:42:39Z-
dc.date.issued2002-06-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022002000100006-
dc.identifier.citationEducação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 28, n. 1, p. 91-100, 2002.-
dc.identifier.issn1517-9702-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26678-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26678-
dc.description.abstractNeste texto pretende-se discorrer sobre valores morais na escola e suas implicações para a formação de professores. Para tanto discutir-se-á, em primeiro lugar, e brevemente, o que são valores morais, ou éticos, e como a escola pode situar-se em relação a eles. em seguida, serão relatadas algumas observações a respeito de valores de professores e práticas daí decorrentes. São comentados resultados de pesquisa que ilustram a transmissão de valores de forma doutrinal e a educação moral e cívica tal como realizada na ditadura militar, e, por outro lado, a posição relativista e/ou de laissez-faire que certas escolas podem adotar, metodologicamente, sobre a educação em valores. Finalmente, defender-se-á a idéia de que é necessária uma discussão sobre valores pelos diversos membros da escola e uma opção por uma metodologia para ensiná-los, seja os professores, em sua formação inicial e continuada, seja os alunos. A teoria de desenvolvimento moral de Jean Piaget será apresentada como uma referência possível para a educação em valores. Exemplos de situações escolares de conflito de valores entre direção, pais e alunos são discutidas para ilustrar como uma escola pode adotar um procedimento democrático de educação em valores, que se apresenta como um terceiro caminho possível de educação moral nas escolas, além das posições doutrinárias ou relativistas.pt
dc.description.abstractThis text deals with moral values at school and their implications to the formation of teachers. It will therefore discuss briefly and at first what moral or ethical values are, and how the school may position itself with regard to them. Some observations related to teacher's values and the practices engendered by them will then be presented. Comments are made on the results of a research that illustrates the transmission of values in an indoctrinal manner, and the civic and moral education as carried out during the military dictatorship, and, on the other hand, the relativistic and/or laissez-faire position certain schools can adopt, in methodological terms, with respect to the education of values. Finally, the text will defend the idea that a discussion about values is necessary among the several members of the school, leading to a methodological choice to teach both the teachers, in their continuing education, and the pupils. Jean Piaget's theory of moral development will be presented as a possible reference to the education of values. Examples of situations of conflict of values at school involving the management, parents and pupils will be discussed to illustrate how a school can adopt a democratic procedure in the education of values, which presents itself as a possible third path in the education of values at school, beyond indoctrinal or relativistic positions.en
dc.format.extent91-100-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectÉtica na escolapt
dc.subjectValorespt
dc.subjectEducação moralpt
dc.subjectValores de professorespt
dc.subjectEthics at schoolen
dc.subjectValuesen
dc.subjectMoral educationen
dc.subjectTeachersen
dc.titleValores na escolapt
dc.title.alternativeValues at schoolen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.identifier.doi10.1590/S1517-97022002000100006-
dc.identifier.scieloS1517-97022002000100006-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1517-97022002000100006.pdf-
dc.relation.ispartofEducação e Pesquisa-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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