You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26680
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTelles, João A.-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:42:39Z-
dc.date.available2014-05-20T15:07:49Z-
dc.date.available2016-10-25T17:42:39Z-
dc.date.issued2006-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022006000300006-
dc.identifier.citationEducação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 32, n. 3, p. 509-530, 2006.-
dc.identifier.issn1517-9702-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26680-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26680-
dc.description.abstractNeste artigo, o autor descreve dois estudos, realizados com professores, nos quais objetos de arte são usados como dispositivos deflagradores de reflexão compartilhada. Teoricamente fundamentado em uma nova modalidade de investigação qualitativa no campo da Educação - a Pesquisa Educacional com Base nas Artes (PEBA) -, ele discute particularidades do funcionamento e do papel dessa modalidade de pesquisa no desenvolvimento profissional docente, as diferentes naturezas dos dois objetos de arte utilizados (a fotografia e o espetáculo teatral) e aponta para duas principais vertentes dessa modalidade de pesquisa - a vertente de produção de significados, pela qual o educador de professores e os participantes da pesquisa compartilham e constroem significados ao entrarem em contato com um objeto de arte previamente pronto e confeccionado por um artista profissional; e a vertente representacional, pela qual os professores e educadores participantes constroem, individualmente ou de forma compartilhada, um determinado objeto de arte que reflita e expresse suas representações do mundo da docência. Por fim, o artigo sugere que a PEBA, além de estabelecer contextos reflexivos nos quais alunos e professores têm oportunidades de desvelar a experiência estética, instaura relações alternativas dos participantes com o conhecimento e com a prática pedagógica, evidenciando sua importância social e suas forças revitalizadoras.pt
dc.description.abstractThe author describes in this article two studies conducted with teachers, in which art objects are used as devices to trigger shared reflection. Theoretically grounded in a novel modality of qualitative investigation in the field of Education - Arts-based Educational Research (ABER), the text discusses peculiarities of the working and role of this research mode in teacher professional development, the different natures of the two art objects employed (photography and theater), and points to the two main tendencies within this research mode - the tendency of meaning production, in which the teacher educator and the participants in the research share and build meanings by coming in contact with an art object previously prepared by a professional artist; and the representationist tendency, in which participating teachers and educators construct, individually or in shared fashion, a certain art object that reflects and expresses their representations of the world of teaching. Lastly, the article suggests that ABER, apart from establishing contexts of reflection in which students and teachers have the opportunity to unfold the aesthetic experience, institutes alternative relationships of the participants with the pedagogical knowledge and practice, revealing its social import and its renewing force.en
dc.format.extent509-530-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectEducação de professorespt
dc.subjectReflexãopt
dc.subjectPesquisa com base nas artespt
dc.subjectExperiência estéticapt
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectReflectionen
dc.subjectArts-based researchen
dc.subjectAesthetic experienceen
dc.titlePesquisa educacional com base nas artes: pensando a educação dos professores como experiência estéticapt
dc.title.alternativeArts-based educational research: thinking teacher education as an aesthetic experienceen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista-
dc.identifier.doi10.1590/S1517-97022006000300006-
dc.identifier.scieloS1517-97022006000300006-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1517-97022006000300006.pdf-
dc.relation.ispartofEducação e Pesquisa-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.