You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27041
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCoelho, Flávia Gomes de Melo-
dc.contributor.authorVital, Thays Martins-
dc.contributor.authorNovais, Iane de Paiva-
dc.contributor.authorCosta, Geni de Araújo-
dc.contributor.authorStella, Florindo-
dc.contributor.authorSantos-Galduroz, Ruth Ferreira-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:08:54Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:43:30Z-
dc.date.available2014-05-20T15:08:54Z-
dc.date.available2016-10-25T17:43:30Z-
dc.date.issued2012-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000100002-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro, v. 15, n. 1, p. 7-15, 2012.-
dc.identifier.issn1809-9823-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/27041-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27041-
dc.description.abstractOBJETIVO: Comparar o desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de indivíduos adultos e idosos praticantes de atividade física. MÉTODOS: Foram avaliados 122 indivíduos sem comprometimento cognitivo, idade entre 46 a 85 anos e escolaridade entre 1 a 15 anos, praticantes de atividade física há mais de 6 meses no Programa de Atividades Físicas e Recreativas para a Terceira Idade. Foi aplicada uma bateria de testes cognitivos para verificar as seguintes variáveis: memória de curto prazo, linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas. RESULTADOS: O teste de Kruskal-Wallis apontou diferenças entre os grupos, com diferentes níveis de escolaridade, apenas para a memória de curto prazo, sendo que o teste de U Mann Whitney demonstra diferença entre o grupo de menor escolaridade (1-4 anos) com o grupo de maior escolaridade (> 12 anos). CONCLUSÃO: Diante disso, sugere-se que adultos e idosos ativos, em diferentes níveis de escolaridade, apresentam um perfil cognitivo semelhante para os seguintes domínios cognitivos: linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas.pt
dc.description.abstractOBJECTIVE: To compare the cognitive performance at different education levels of adults and elderly physically active. METHODS: The study enrolled 122 individuals without cognitive decline, aged between 46 to 85 years old, 1 to 15 years of schooling. All participants have practiced physical activity for more than 6 months in the Program of Physical and Recreational Activities for the Elderly. A battery of cognitive tests was administered to assess the following variables: short-term memory, language, learning, rate of forgetting, and executive functions. RESULTS: The Kruskal-Wallis test showed differences between groups with different levels of schooling, only to the short-term memory, and the Mann Whitney U test shows the difference between the group with less education (1-4 years) with the higher education group (> 12 years). CONCLUSION: Therefore, it is suggested that adults and active elderly, in different levels of schooling, present similar cognitive profile in the following cognitive domains: language, learning, rate of forgetting and executive functions.en
dc.format.extent7-15-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade do Estado do Rio Janeiro-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectCogniçãopt
dc.subjectAtividade motorapt
dc.subjectSaúde do idosopt
dc.subjectAvaliação de desempenhopt
dc.subjectAtividade físicapt
dc.subjectNível educacionalpt
dc.subjectCognitionen
dc.subjectMotor activity, Health of the elderly, Employee Performance Appraisalen
dc.subjectPhysical activity, Education levelen
dc.titleDesempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativospt
dc.title.alternativeCognitive performance in different levels of education of adults and active elderlyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Uberlândia (UFU)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do ABC (UFABC)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento Instituto de Biociências-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Saúde da Mulher Instituto de Biociências-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Física-
dc.description.affiliationUniversidade Federal do ABC Centro de Matemática, Computação e Cognição-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento Instituto de Biociências-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Saúde da Mulher Instituto de Biociências-
dc.identifier.doi10.1590/S1809-98232012000100002-
dc.identifier.scieloS1809-98232012000100002-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1809-98232012000100002.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Geriatria e Gerontologia-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.