You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27055
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza Júnior, Osmar Moreira de-
dc.contributor.authorDarido, Suraya Cristina-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:08:56Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:43:32Z-
dc.date.available2014-05-20T15:08:56Z-
dc.date.available2016-10-25T17:43:32Z-
dc.date.issued2010-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n4p920-
dc.identifier.citationMotriz: Revista de Educação Física. Universidade Estadual Paulista, v. 16, n. 4, p. 920-930, 2010.-
dc.identifier.issn1980-6574-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/27055-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27055-
dc.description.abstractA Educação Física deve propiciar ao aluno o exercício da cidadania, possibilitando a conquista da autonomia, por meio da reflexão-crítica sobre os conhecimentos da cultura corporal de movimento. Contudo, a área carece de subsídios para uma melhor organização de seus conteúdos dentro do currículo escolar. Neste sentido, o objetivo do presente estudo consiste em apontar um conjunto de temas relevantes do conteúdo futebol que possam servir de subsídios para propostas de sistematização para o componente curricular Educação Física escolar. São apresentados nove temas que discutem aspectos relevantes do futebol, tais como suas relações com a arte, sua história e o contexto do futebol feminino. Por fim, o tema relativo aos jogos da cultura popular relacionados ao futebol foi aprofundado por meio do futebol de tampinhas e do futebol de botão, incluindo aprendizagens como a construção de regras, a interpretação de competições e a valorização da cultura popular.pt
dc.description.abstractPhysical Education should provide students the means to enable them the exercise of their citizenship, which will allow them to acquire autonomy through critical reflection on the knowledge of practicing body movement. Nevertheless, in the school curriculum the subject still lacks support in order to organize its contents. As such, the target of this study is to highlight a number of relevant issues on the contents of football practice, which may be used in an attempt to codify Physical Education as a school subject. Nine issues are here presented, which discuss relevant aspects of football, as well as its correlation with art, its history, and the female football background. Fin ally, we get into a deeper study of the games used in popular culture and its link to football, through games such as button football, including learning processes such as rule system, the interpretation of competitions, and the appraisal of popular culture.en
dc.format.extent920-930-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectEducação Física escolarpt
dc.subjectFutebolpt
dc.subjectConteúdospt
dc.subjectOrganizaçãopt
dc.subjectPhysical Education in schoolen
dc.subjectFootballen
dc.subjectContentsen
dc.subjectOrganizationen
dc.titleRefletindo sobre a tematização do futebol na Educação Física escolarpt
dc.title.alternativeThinking about the football theme on school Physical Educationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)-
dc.description.affiliationUNESP Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física-
dc.description.affiliationUFSCar Departamento de Educação Física e Motricidade Humana-
dc.description.affiliationUniv Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Educação Física-
dc.description.affiliationUnespUNESP Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física-
dc.description.affiliationUnespUniv Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Educação Física-
dc.identifier.doi10.5016/1980-6574.2010v16n4p920-
dc.identifier.scieloS1980-65742010000400012-
dc.identifier.wosWOS:000284783200012-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1980-65742010000400012.pdf-
dc.relation.ispartofMotriz: Revista de Educação Física-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.