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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27058
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dc.contributor.authorMarques, Sandra Mari Kaneko-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:08:57Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:43:32Z-
dc.date.available2014-05-20T15:08:57Z-
dc.date.available2016-10-25T17:43:32Z-
dc.date.issued2012-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1981-57942012000100012-
dc.identifier.citationAlfa : Revista de Linguística (São José do Rio Preto). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, v. 56, n. 1, p. 271-292, 2012.-
dc.identifier.issn1981-5794-
dc.identifier.issn0002-5216-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/27058-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27058-
dc.description.abstractConsiderando o discurso político-educacional como meio de manifestação de poder, este artigo tem como objetivo propor reflexões acerca da relação poder-saber em documentos educacionais de diferentes esferas governamentais, nos quais se apresentam eventuais formas de resistência. Para verificar como se dá essa relação, serão analisadas as Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, documento elaborado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Estrangeira Moderna - Inglês, da Secretaria da Educação de São Paulo (SEE), publicadas em 2006 e 2008, respectivamente. Para tanto, o arcabouço teórico será embasado em conceitos sobre a relação poder-saber, formas de resistência e regimes de verdade amplamente discutidos por Foucault (1971, 2008), Pêcheux (1990), Mascia (2002), Bertoldo (2003), Coracini (2003), Gregolin (2004), Orlandi (2006), Veiga-Neto (2007), Possenti (2007) e Amarante (2009). Por meio da análise desses documentos, notou-se a presença de traços argumentativos que contribuem para o estabelecimento de um regime de verdade, perpassado por relações de poder-saber. Além disso, os resultados obtidos apontam para polêmicas existentes entre as Orientações Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo no que concerne aos pressupostos teóricos e orientações práticas para o ensino e aprendizagem de línguas.pt
dc.description.abstractConsidering political-educational discourse as a context for power manifestation, this study goal explores the power-knowledge relationship in official educational documents in different government instances where forms of resistance can be spotted. To verify how this relationship is established, two specific curricular documents are analyzed: Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (2006), the official curriculum orientations issued by the Basic Education Department (Secretaria de Educação Básica - SEB), and Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Estrangeira Moderna-Inglês (2008), the official curriculum proposal issued by the Department of Education of São Paulo State (Secretaria da Educação de São Paulo - SEE). This study theoretical framework deals with the following concepts: power-knowledge relations, forms of resistance, and truth regimes largely discussed by Foucault (1971, 2008), Pêcheux (1990), Mascia (2002), Bertoldo (2003), Coracini (2003), Gregolin (2004), Orlandi (2006), Veiga-Neto (2007), Possenti (2007), and Amarante (2009). The analysis of the documents reveals some of their argumentative traces that contribute to the establishment of a truth regime influenced by power-knowledge relations. Moreover, results point out conflicting issues between the Curriculum Orientations and the Curriculum Proposal concerning theoretical presuppositions and practical guidelines to language teaching and learning.en
dc.format.extent271-292-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectLíngua estrangeirapt
dc.subjectPoder-saberpt
dc.subjectDiscurso político-educacionalpt
dc.subjectTeachingen
dc.subjectForeign languageen
dc.subjectPower-knowledgerRelationen
dc.subjectPolitical-educational discourseen
dc.titleRelação poder-saber e formas de resistência em documentos educacionais governamentais sobre ensino de língua estrangeirapt
dc.title.alternativePower-knowledge relation and resistance forms in government educational documents on foreign language teachingen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras-
dc.identifier.doi10.1590/S1981-57942012000100012-
dc.identifier.scieloS1981-57942012000100012-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1981-57942012000100012.pdf-
dc.relation.ispartofAlfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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