You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27230
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMarin, Maria José Sanches-
dc.contributor.authorTonhom, Silvia Franco da Rocha-
dc.contributor.authorMichelone, Adriana Paula Congro-
dc.contributor.authorHiga, Elza de Fátima Ribeiro-
dc.contributor.authorBernardo, Mário do Carmo Martini-
dc.contributor.authorTavares, Cláudia Mara de Melo-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:09:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:43:54Z-
dc.date.available2014-05-20T15:09:27Z-
dc.date.available2016-10-25T17:43:54Z-
dc.date.issued2013-02-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342013000100028-
dc.identifier.citationRevista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 47, n. 1, p. 221-228, 2013.-
dc.identifier.issn0080-6234-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/27230-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27230-
dc.description.abstractO presente estudo propõe analisar as projeções e expectativas dos ingressantes em um curso de formação docente, que visa superar a fragmentação disciplinar e criar maior aproximação com o mundo do trabalho. Trata-se de estudo qualitativo realizado a partir de entrevistas com 33 ingressantes do curso. Para a análise dos dados, pautou-se na técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados do estudo permitiram elencar as seguintes categorias temáticas: possibilidade de ensinar-aprender; necessidade de capacitação pedagógica e de constante busca de aprendizagem; possibilidade de mudança da realidade. Conclui-se que os ingressantes vislumbram a transformação da realidade social na qual estão inseridos, considerando a necessidade de aquisição de novas habilidades e competências profissionais, com intuito de exercer eficazmente o trabalho e ocupar um espaço competitivo no mercado.pt
dc.description.abstractEl estudio propone analizar las proyecciones y expectativas de los ingresantes a un curso de formación docente que apunta a superar la fragmentación disciplinaria y a conseguir una aproximación mayor con el mundo laboral. Estudio cualitativo realizado mediante entrevistas con 33 ingresantes al curso. Datos analizados según técnica de análisis de contenido, modalidad temática. Los resultados del estudio permitieron enumerar las siguientes categorías temáticas: posibilidad de enseñar-aprender; necesidad de capacitación pedagógica y de constante búsqueda de aprendizaje, y la posibilidad de cambiar la realidad. Se concluye en que los ingresantes vislumbran la transformación de la realidad social en la cual están insertos, considerando la necesidad de adquisición de nuevas habilidades y competencias profesionales, con vistas a ejercer eficazmente su trabajo y ocupar un espacio competitivo en el ámbito laboral.es
dc.description.abstractThis research aims at analyzing the projections and expectations of students enrolled in a teaching qualification in technical health professional education course, aiming at overcoming disciplinary fragmentation and further approaching the working world. This was a qualitative study that included interviews with 33 students enrolled in the course, and the data analysis was performed using a content analysis technique. The following categories were identified among the results: the possibility of teaching-learning; the need for pedagogical qualification and the constant search for learning; and the possibility of changing reality. We conclude that students enrolled in this course foresee the transformation of their social reality, taking into account the need to acquire new skills and professional competences to effectively perform their job and compete within the working world.en
dc.format.extent221-228-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectEducação em enfermagempt
dc.subjectCapacitação profissionalpt
dc.subjectFormação de recursos humanospt
dc.subjectEducación en enfermeríaes
dc.subjectCapacitación profesionales
dc.subjectFormación de recursos humanoses
dc.subjectHuman resources qualificationen
dc.subjectNursing educationen
dc.subjectProfessional qualificationen
dc.titleProjeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúdept
dc.title.alternativeProyecciones y expectativas de ingresantes al curso de formación docente en educación profesional técnica de saludes
dc.title.alternativeProjections and expectations of students enrolled in a teaching qualification in a technical health professional education courseen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.contributor.institutionFaculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal Fluminense (UFF)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Marília-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas Faculdade de Medicina de Marília-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Marília-
dc.description.affiliationEscola de Enfermagem de Ribeirão Preto Faculdade de Medicina de Marília-
dc.description.affiliationUniversidade Federal Fluminense (UFF) Escola de Enfermagem-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Marília-
dc.identifier.doi10.1590/S0080-62342013000100028-
dc.identifier.scieloS0080-62342013000100028-
dc.identifier.wosWOS:000320154500028-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0080-62342013000100028.pdf-
dc.relation.ispartofRevista da Escola de Enfermagem da USP-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.