You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27294
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorJesus, Olinda Soares Fernandes de-
dc.contributor.authorMendonça, Thiago-
dc.contributor.authorAraújo, Izabel Cristina Leinig-
dc.contributor.authorCantelli, Katy Boniza-
dc.contributor.authorLima, Marcelo Ricardo de-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:09:36Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:44:04Z-
dc.date.available2014-05-20T15:09:36Z-
dc.date.available2016-10-25T17:44:04Z-
dc.date.issued2013-04-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832013000200025-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Ciência do Solo. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, v. 37, n. 2, p. 548-553, 2013.-
dc.identifier.issn0100-0683-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/27294-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27294-
dc.description.abstractO uso de recursos audiovisuais no ensino de solos, como estímulo para os alunos, pode auxiliar na construção de um conhecimento crítico e reflexivo. Este trabalho objetivou analisar a contribuição do vídeo Conhecendo o Solo no ensino e na aprendizagem dessa temática no nível fundamental. Com o intuito de estimular os alunos a perceber a importância dos solos nos ambientes, esse vídeo foi aplicado como conteúdo de ensino. em seguida, foi aplicado um questionário, em que os alunos descreveram as principais ideias transmitidas por esse, especificando os pontos positivos e negativos do recurso utilizado. A análise do questionário revelou que o uso do vídeo foi um facilitador da aprendizagem. Porém, as respostas dos estudantes indicaram que alguns aspectos necessitam de adequações, como o dinamismo, a interatividade, a quantidade de informações e a narração. Mesmo assim, o recurso foi classificado pela maioria dos alunos como adequado, e o repertório de conteúdos apresentou similaridade com o exposto no vídeo, caracterizando-o como um recurso de influência positiva no processo de ensino e aprendizagem.pt
dc.description.abstractThe use of audiovisual resources in soil teaching, as a stimulus for students, can be useful to develop students' critical and reflexive knowledge. This study aimed to analyze the contribution of the video Conhecendo o Solo (Knowing the Soil) in teaching and learning about this subject in elementary school. In order to stimulate students to realize the importance of soils in the environment, the video was used as teaching content. Then, some questions were applied in which the students described the main ideas it conveyed and specified the positive and negative points of this resource. An analysis of the questions showed that the use of the video was considered a facilitator of learning. However, the students' responses indicated that some aspects need to be adjusted, such as dynamism, interactivity, the amount of information, and the narration. Nevertheless, most students rated the application as appropriate, and the content's list was similar to that shown in the video, characterizing it as a feature of positive influence on the teaching and learning process.en
dc.format.extent548-553-
dc.language.isopor-
dc.publisherSociedade Brasileira de Ciência do Solo-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectmídias na educaçãopt
dc.subjecttecnologias educacionaispt
dc.subjecteducação em solospt
dc.subjectmedia in educationen
dc.subjecteducational technologiesen
dc.subjectsoil educationen
dc.titleO vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamentalpt
dc.title.alternativeDidactic video Knowing the Soil and its contribution to learning process in elementary schoolen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionRede Estadual de Educação do Paraná Ciência do Solo-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionColégio Adventista Centenário Ciências e Biologia Ciência do Solo-
dc.contributor.institutionRede Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul Ciência do Solo-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Uberlândia (UFU)-
dc.description.affiliationRede Estadual de Educação do Paraná Ciência do Solo-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Educação para Ciência Ciência do Solo-
dc.description.affiliationColégio Adventista Centenário Ciências e Biologia Ciência do Solo-
dc.description.affiliationRede Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul Ciência do Solo-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Uberlândia (UFU) Departamento de Solos e Engenharia Agrícola-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Educação para Ciência Ciência do Solo-
dc.identifier.doi10.1590/S0100-06832013000200025-
dc.identifier.scieloS0100-06832013000200025-
dc.identifier.wosWOS:000320035700025-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0100-06832013000200025.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ciência do Solo-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.