You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27296
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Joyce Mary Adam de Paula e-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:09:37Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:44:04Z-
dc.date.available2014-05-20T15:09:37Z-
dc.date.available2016-10-25T17:44:04Z-
dc.date.issued2001-03-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000100006-
dc.identifier.citationCadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, n. 112, p. 125-135, 2001.-
dc.identifier.issn0100-1574-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/27296-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27296-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilhadas e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar.pt
dc.description.abstractThis article presents a reflection on some theoretical concepts of authority and hierarchy and how these concepts become elements of the school culture constructed in daily interactions, defining differentiated forms of school participation. It starts with the assumption that the school as a bureaucratic organization has a body of principles and values in its structure given by the educational system, through laws, decrees and formally established roles, and another body of principles and values constructed and re-elaborated on the inside by the participants in the educational process, forming a school culture. Thus the degree of participation in school is defined in function of the concepts that will be shared and constructed in the process of constituting the school culture.en
dc.format.extent125-135-
dc.language.isopor-
dc.publisherFundação Carlos Chagas-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectAUTORIDADEpt
dc.subjectESCOLASpt
dc.subjectADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt
dc.subjectVIDA ESCOLARpt
dc.titleCultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexãopt
dc.title.alternativeThe culture of school, authority, hierarchy and participation: some elements for reflectionen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências-
dc.identifier.doi10.1590/S0100-15742001000100006-
dc.identifier.scieloS0100-15742001000100006-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0100-15742001000100006.pdf-
dc.relation.ispartofCadernos de Pesquisa-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.