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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27299
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dc.contributor.authorVolpato, Claudia Fernandes-
dc.contributor.authorMello, Suely Amaral-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:09:37Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:44:04Z-
dc.date.available2014-05-20T15:09:37Z-
dc.date.available2016-10-25T17:44:04Z-
dc.date.issued2005-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742005000300010-
dc.identifier.citationCadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 35, n. 126, p. 723-745, 2005.-
dc.identifier.issn0100-1574-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/27299-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27299-
dc.description.abstractConsiderando a recente preocupação de estabelecer programas de formação em serviço para educadores de creche, estudamos oito creches municipais de Botucatu (SP). O objetivo foi conhecer as condições de trabalho e de formação dos educadores com base em dados que permitissem avaliar os procedimentos de educação inicial e continuada a que foram submetidos, as concepções subjacentes à sua prática profissional, suas expectativas sobre os programas de formação em serviço, assim como as efetivas necessidades a que esses programas precisam responder em vista dos parâmetros de qualidade estabelecidos para a educação infantil. A partir dos resultados obtidos, traçamos um panorama e esboçamos sugestões que possam subsidiar uma proposta de formação inicial e continuada para esses educadores, valendo-nos de algumas contribuições da teoria histórico-cultural enriquecidas com reflexões críticas e recentes na área, e do contraponto com as propostas defendidas por documentos oficiais em vigor propalados nacionalmente.pt
dc.description.abstractConsidering the current concern to create on-the-job training programs for day care center educators, we have studied eight municipal day care centers in Botucatu, a town in São Paulo State. Our objective was getting to know educators' work and education conditions based on data that allow assessing the initial and continued education procedures applied to them, underlying concepts in their professional practice, their expectations about (the) on-the-job training programs, and the effective needs such programs must meet in view of the quality parameters set up for children education. From the results obtained, we have drawn a panorama and offered suggestions that may help formulate an initial and continued education proposal by drawing from some contributions of historical and cultural theories enriched by critical and recent reflections on the area, as opposed to proposals supported in official documents in force and publicized countrywide.en
dc.format.extent723-745-
dc.language.isopor-
dc.publisherFundação Carlos Chagas-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectCRECHESpt
dc.subjectFORMAÇÃO PROFISSIONALpt
dc.subjectBOTUCATU-SPpt
dc.subjectPROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTILpt
dc.subjectDAY NURSERIESen
dc.subjectVOCATIONAL TRAININGen
dc.subjectBOTUCATU-SPen
dc.subjectPREPRIMARY TEACHERSen
dc.titleTrabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticaspt
dc.title.alternativeWork and education of day care center educators in Botucatu: critical reflectionsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista IFaculdade de Filosofia e Ciências-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista IFaculdade de Filosofia e Ciências-
dc.identifier.doi10.1590/S0100-15742005000300010-
dc.identifier.scieloS0100-15742005000300010-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0100-15742005000300010.pdf-
dc.relation.ispartofCadernos de Pesquisa-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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