You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27300
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Rosa Fátima de-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:09:37Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:44:04Z-
dc.date.available2014-05-20T15:09:37Z-
dc.date.available2016-10-25T17:44:04Z-
dc.date.issued2006-04-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742006000100009-
dc.identifier.citationCadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 36, n. 127, p. 203-221, 2006.-
dc.identifier.issn0100-1574-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/27300-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27300-
dc.description.abstractEste texto apresenta um estudo sobre a política curricular implementada no Estado de São Paulo nas décadas de 1980 e 1990 para as primeiras séries do ensino fundamental. Examina o currículo prescrito cotejando-o com os contextos práticos de desenvolvimento do currículo. A pesquisa revela que a política curricular desse período articulou-se fortemente com a produção acadêmica em educação. Ressalta ainda a continuidade na política de produção de materiais de orientação curricular nos últimos 20 anos, buscando difundir e tornar hegemônico um pensamento pedagógico inovador. Também verifica que esses materiais circularam de diferentes formas na rede de ensino e foram apropriados de maneira seletiva pelos professores que adotaram, sobretudo, as indicações práticas.pt
dc.description.abstractStudy on the curricular policy for the first grades of elementary school implemented in the State of São Paulo in the eighties and nineties. It examines the prescribed curriculum by comparing it to the practical contexts of curricular development. The research reveals that the curricular policy of that period was very much connected with academic production on education. It further emphasizes continuity in the policy of producting curricular orientation materials in the last 20 years, in order to advertise and make hegemonic an innovative pedagogical thought. It was also verified that these materials circulated in many different ways within the education system and were selectively appropriated by the teachers who particularly adopted the practical indications.en
dc.format.extent203-221-
dc.language.isopor-
dc.publisherFundação Carlos Chagas-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectESCOLA PÚBLICApt
dc.subjectQUALIDADE DE ENSINOpt
dc.subjectSÃO PAULOpt
dc.subjectCURRÍCULOSpt
dc.subjectPUBLIC SCHOOLSen
dc.subjectTEACHING QUALITYen
dc.subjectSÃO PAULOen
dc.subjectCURRICULUMen
dc.titlePolítica curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990pt
dc.title.alternativeCurricular policy in the State of São Paulo in the eighties and ninetiesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar-
dc.identifier.doi10.1590/S0100-15742006000100009-
dc.identifier.scieloS0100-15742006000100009-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0100-15742006000100009.pdf-
dc.relation.ispartofCadernos de Pesquisa-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.