You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27301
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSarti, Flavia Medeiros-
dc.contributor.authorBueno, Belmira Oliveira-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:09:37Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:44:04Z-
dc.date.available2014-05-20T15:09:37Z-
dc.date.available2016-10-25T17:44:04Z-
dc.date.issued2007-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742007000200011-
dc.identifier.citationCadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 37, n. 131, p. 455-479, 2007.-
dc.identifier.issn0100-1574-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/27301-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27301-
dc.description.abstractO artigo focaliza processos relacionados ao movimento atual de universitarizaçãoda docência, procurando caracterizar modos pelos quais professoras das quatro primeiras séries do ensino fundamental leram e se apropriaram de textos acadêmico-educacionais em um contexto de educação continuada. As análises apresentadas foram elaboradas no âmbito de uma investigação etnográfica, realizada em dois pólos do Programa de Educação Continuada - PEC - Formação Universitária (São Paulo). Observou-se que a atuação de diversos dispositivos em tais contextos, assim como nos textos lidos, favoreceu a instauração de um novo padrão de leituraentre as professoras. As posturas e os procedimentos por elas assumidos, por sua vez, sugeriram a existência de uma leitura profissional propriamente docente, caracterizada entre outros aspectos por uma racionalidade prática que possibilitava às professoras subvertera ordem dos discursos presente nos textos. A centralidade dossaberes e interesses práticos das docentes para a configuração de suas leituras de caráter profissional reafirma a importância da cultura pedagógica compartilhada no magistério como fonte de conhecimentos mais pertinentes para o ensino e como eixo da formação docente.pt
dc.description.abstractThe article focus on processes related to the current movement towards teaching universitarization, seeking to characterize the modes by which first to four grade teachers read academic-educational texts and got hold of them, within a continuing education context. An ethnographic approach was adopted and the data were collected in two poles of the Continuing Education Program - PEC - University Education (São Paulo, Brazil). It has been observed that the role of several mechanisms within such contexts, as well as the texts read, favoured the implementation of a new reading pattern among the teachers. on the other hand, the attitudes and procedures adopted by them suggested the existence of a professional reading peculiar to teachers, characterized, among other aspects, by a practical rationality which enabled teachers to subvert the order of the discourses in the texts. The centrality of the knowledge and practical interests of the teachers for the configuration of their professional readings reaffirm the importance of the pedagogical culture shared in the teaching profession both as a source of knowledge more appropriate for teaching and as the core for teacher education.en
dc.format.extent455-479-
dc.language.isopor-
dc.publisherFundação Carlos Chagas-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectFORMAÇÃO DE PROFESSORESpt
dc.subjectPROFESSORESpt
dc.subjectLEITURApt
dc.subjectENSINO FUNDAMENTALpt
dc.subjectTEACHER EDUCATIONen
dc.subjectTEACHERSen
dc.subjectREADINGen
dc.subjectELEMENTARY SCHOOLen
dc.titleLeituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionaispt
dc.title.alternativeTeachers' professional readings and appropriation of academic-educational knowledgeen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Faculdade de Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S0100-15742007000200011-
dc.identifier.scieloS0100-15742007000200011-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0100-15742007000200011.pdf-
dc.relation.ispartofCadernos de Pesquisa-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.