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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27421
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Gustavo Soares de-
dc.contributor.authorSouza, Zigomar Menezes de-
dc.contributor.authorSilva, Reginaldo Barboza da-
dc.contributor.authorAraújo, Fernando Silva-
dc.contributor.authorBarbosa, Ronny Sobreira-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:09:56Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:44:21Z-
dc.date.available2014-05-20T15:09:56Z-
dc.date.available2016-10-25T17:44:21Z-
dc.date.issued2012-04-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2012000400017-
dc.identifier.citationPesquisa Agropecuária Brasileira. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Informação TecnológicaPesquisa Agropecuária Brasileira, v. 47, n. 4, p. 603-612, 2012.-
dc.identifier.issn0100-204X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/27421-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27421-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi comparar a capacidade de suporte de carga do solo em área com cana‑de‑açúcar colhida mecanicamente sem queima, em sistemas de manejo com e sem controle de tráfego agrícola. O controle de tráfego foi feito com ajuste da bitola do trator e transbordo, ou com ajuste da bitola e uso de piloto automático. As amostras de solo foram coletadas em cilindros volumétricos, na soqueira e na entrelinha da cultura (linha de rodado), nas camadas de 0,00-0,10 e 0,20-0,30 m. Avaliou-se a densidade radicular por meio de imagens, obtidas da digitalização de raízes coletadas em monólitos de 0,25x0,10x0,10 m. O manejo sem controle de tráfego apresentou maior capacidade de suporte de carga do solo na linha de plantio, nas duas camadas de solo avaliadas, o que indicou maior compactação. Maior densidade radicular ocorreu no manejo com controle de tráfego com ajuste da bitola e piloto automático, que permitiu maior capacidade de suporte de carga na linha de rodado e preservou a qualidade estrutural na região da soqueira, com reflexo positivo sobre o desenvolvimento do sistema radicular da cana‑de‑açúcar.pt
dc.description.abstractThe objective of this work was to compare the load‑carrying capacity of the soil in a mechanically harvested sugarcane area, without burning, in managements with and without controlled traffic farming. Controlled traffic was done adjusting the gauges of tractor and trailer, or adjusting the gauges and using autopilot. Soil samples were collected in volumetric cylinders in plant rows and inter‑rows (wheel rows), from 0.00-0.10 and 0.20-0.30-m soil depths. Root density was measured by images, obtained by scanning the collected roots in 0.25x0.10x0.10‑m monoliths. The management without controlled traffic showed a higher load‑carrying capacity of the soil in the planting rows, in both soil layers, which indicates a higher compaction. Greater root density occurred in the management with controlled traffic with gauge adjustment and use of autopilot, which made possible a higher load‑carrying capacity in wheel rows, and preserved structural quality in the plant rows, resulting in a greater root system development of sugarcane.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent603-612-
dc.language.isopor-
dc.publisherEmpresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectSaccharumpt
dc.subjectcapacidade de suporte de cargapt
dc.subjectcolheita mecanizadapt
dc.subjectestrutura do solopt
dc.subjectpressão de preconsolidaçãopt
dc.subjectSaccharumen
dc.subjectload‑carrying capacityen
dc.subjectmechanical harvesten
dc.subjectsoil structureen
dc.subjectpreconsolidation pressureen
dc.titleCompressibilidade do solo e sistema radicular da cana-de-açúcar em manejo com e sem controle de tráfegopt
dc.title.alternativeSoil compressibility and root system of sugarcane with and without controlled-traffic farmingen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Agrícola-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista-
dc.identifier.doi10.1590/S0100-204X2012000400017-
dc.identifier.scieloS0100-204X2012000400017-
dc.identifier.wosWOS:000304718900017-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0100-204X2012000400017.pdf-
dc.relation.ispartofPesquisa Agropecuária Brasileira-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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