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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27542
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorHage, Simone R.V.-
dc.contributor.authorJoaquim, Rossana S.S.-
dc.contributor.authorCarvalho, Karina G.-
dc.contributor.authorPadovani, Carlos Roberto-
dc.contributor.authorGuerreiro, Marilisa M.-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:10:14Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:44:38Z-
dc.date.available2014-05-20T15:10:14Z-
dc.date.available2016-10-25T17:44:38Z-
dc.date.issued2004-09-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2004000400015-
dc.identifier.citationArquivos de Neuro-Psiquiatria. Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 62, n. 3a, p. 649-653, 2004.-
dc.identifier.issn0004-282X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/27542-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27542-
dc.description.abstractAlterações específicas do desenvolvimento da linguagem (AEDL) devem ser identificadas precocemente, pois tais alterações podem interferir nos aspectos sociais e escolares da criança. O objetivo dessa pesquisa foi verificar o desempenho de crianças com diagnóstico de AEDL, em comparação com o de crianças normais, por meio da Escala de Desenvolvimento Comportamental de Gesell e Amatruda (EDCGA). Foram selecionadas 25 crianças de 3 a 6 anos com o diagnóstico de AEDL (grupo estudado - GE) e 50 crianças normais da mesma faixa etária (grupo controle - GC). As crianças do GC apresentaram desempenho satisfatório e melhor que as crianças do GE, em todos os campos da escala. O valor da mediana do GE foi limítrofe nos comportamentos adaptativo e social-pessoal, já no de linguagem foi discrepantemente rebaixado. Concluímos que as alterações de linguagem interferiram na avaliação dos outros campos do desenvolvimento (adaptativo e pessoal-social). Apesar da interferência, a escala pode ser instrumento útil no diagnóstico de AEDL.pt
dc.description.abstractSpecific language impairment (SLI) should have an early diagnosis, since it can interfere with social and school adaptation of the child. The aim of this study was to verify the performance of children with SLI in comparison with normal children using the Behavior Developmental Scale of Gesell and Amatruda. Twenty-five SLI children, 3 to 6 years of age, were evaluated. This group was compared to 50 normal children of the same age. Children of control group showed better performance in all aspects of the scale. The medium value of the studied group was borderline in adaptative and social aspects, and was slightly below the medium in the language aspect. We conclude that language disorder may impair the assessment of other areas of development. Nevertheless, this scale may be useful in the evaluation of children with SLI.en
dc.format.extent649-653-
dc.language.isopor-
dc.publisherAcademia Brasileira de Neurologia (ABNEURO)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectavaliação de linguagempt
dc.subjectalterações do desenvolvimento da linguagempt
dc.subjectescala de desenvolvimentopt
dc.subjectlanguage assessmenten
dc.subjectdevelopmental language disorderen
dc.subjectspecific language impairmenten
dc.subjectdevelopmental screening testen
dc.titleDiagnóstico de crianças com alterações específicas de linguagem por meio de escala de desenvolvimentopt
dc.title.alternativeDiagnosis of children with specific language impairment using a developmental scaleen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade do Sagrado Coração-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)-
dc.description.affiliationUniversidade do Sagrado Coração-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Departamento de Fonoaudiologia-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Bioestatística-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas Departamento de Neurologia-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Bioestatística-
dc.identifier.doi10.1590/S0004-282X2004000400015-
dc.identifier.scieloS0004-282X2004000400015-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0004-282X2004000400015.pdf-
dc.relation.ispartofArquivos de Neuro-Psiquiatria-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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