You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28180
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Wilcon-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:11:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:46:05Z-
dc.date.available2014-05-20T15:11:51Z-
dc.date.available2016-10-25T17:46:05Z-
dc.date.issued1980-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-31731980000100005-
dc.identifier.citationTrans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 3, p. 91-103, 1980.-
dc.identifier.issn0101-3173-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28180-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28180-
dc.description.abstractO artigo parte de uma simples constatação: é bastante insatisfatória, no presente estágio da pesquisa, a colocação do problema das relações entre imagens e palavras no universo fílmico. Trata-se, no entanto, de uma questão decisiva para a estética do cinema. em geral, as análises feitas valorizam apenas a função das imagens na gênese e no desenvolvimento das significações. A hipótese de trabalho que se apresenta aqui, vem propor, ao contrário, uma abordagem do complexo sígnico constituído pela fusão indissolúvel dos dois recursos expressivos, que forma assim um meio de comunicação específico, original e absolutamente novo. Esse caráter inédito exige uma investigação minuciosa e urgente, conjugando-se perspectivas filosóficas, semióticas e propriamente cinematográficas.pt
dc.description.abstractIt is rather unsatisfactory at the current phase of research the way in which the relations between images and words in the film universe are discussed. This is nevertheless a crucial issue regarding the aesthetics of the cinema. Most of the analyses carried out emphasize only the role of the imagens in the genesis and development of the significations. the working hypothesis set forth here has a different proposition, that is, an approach to the sign complex formed by the indissoluble fusion of both expressive resources, which is to be viewed as an specific, original and absolutely new means of communication. This quite new character calls for a detailed and urgent research in which philosophical, semiotic and properly cinematographical approaches are brought together.en
dc.format.extent91-103-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Filosofia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectestéticapt
dc.subjectsemióticapt
dc.subjectcinemapt
dc.subjectfilmept
dc.subjectfalapt
dc.subjectdiscursopt
dc.subjecticonizaçãopt
dc.subjectimaginação e logo_icônicopt
dc.subjectaestheticsen
dc.subjectsemioticsen
dc.subjectcinemaen
dc.subjectfilmen
dc.subjectspeechen
dc.subjectdiscourseen
dc.subjecticonizationen
dc.subjectimagification and logos-iconicen
dc.titleA espacialização da fala no cinemapt
dc.title.alternativeThe spatialization of speech in the cinemaen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação Departamento de Filosofia-
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação Departamento de Filosofia-
dc.identifier.doi10.1590/S0101-31731980000100005-
dc.identifier.scieloS0101-31731980000100005-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0101-31731980000100005.pdf-
dc.relation.ispartofTrans/Form/Ação-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.