Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28185
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Wilcon | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T15:11:52Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T17:46:06Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T15:11:52Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T17:46:06Z | - |
dc.date.issued | 1981-01-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31731981000100005 | - |
dc.identifier.citation | Trans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 4, p. 61-71, 1981. | - |
dc.identifier.issn | 0101-3173 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/28185 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28185 | - |
dc.description.abstract | Trata-se de uma síntese das principais idéias de René Passeron a propósito da fundamentação de uma análise lingüístico-semiótica das obras pictóricas. em que medida um quadro pode ser considerado um texto? Quais seriam os elementos básicos de uma pintura? Podemos falar em articulações de unidades no campo visual definido por uma obra dessa natureza? E quais os repertórios e as regras combinatórias? O artigo propõe a discussão destes problemas a partir das rigorosas e oportunas colocações do importante teórico, crítico e historiador da arte, infelizmente quase desconhecido entre nós. | pt |
dc.description.abstract | The present article is concerned with René Passeron's thoughts about the fundamentals of a linguistic-semiotic analysis of pictorial works. To what extent can a painting be considered a text? Which would be the basic elements in a painting? Can we speak about articulations of unities in the visual field defined by an are work of this nature? and which would be its repertories and com bination rules? This paper proposes a discussion of problems such as these departing from the rigorous and opportune considera tions made by the important theoretician, critic and art historian unfortuna tely almost unknown among us. | en |
dc.format.extent | 61-71 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Filosofia | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | Semiologia | pt |
dc.subject | estética | pt |
dc.subject | ciências humanas | pt |
dc.subject | filosofia da arte | pt |
dc.subject | pintura | pt |
dc.subject | cor | pt |
dc.subject | linhas | pt |
dc.subject | valores | pt |
dc.subject | significação | pt |
dc.subject | linguagem | pt |
dc.subject | código | pt |
dc.subject | Semiology | en |
dc.subject | aesthetics | en |
dc.subject | human sciences | en |
dc.subject | philosophy of art | en |
dc.subject | painting | en |
dc.subject | color | en |
dc.subject | lines | en |
dc.subject | values | en |
dc.subject | meaning | en |
dc.subject | language | en |
dc.subject | code | en |
dc.title | Semiologia e pintura segundo René Passeron | pt |
dc.title.alternative | Semiology and painting according to René Passeron | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | UNESP Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação Departamento de Filosofia | - |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação Departamento de Filosofia | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0101-31731981000100005 | - |
dc.identifier.scielo | S0101-31731981000100005 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S0101-31731981000100005.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Trans/Form/Ação | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.