You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28185
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Wilcon-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:11:52Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:46:06Z-
dc.date.available2014-05-20T15:11:52Z-
dc.date.available2016-10-25T17:46:06Z-
dc.date.issued1981-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-31731981000100005-
dc.identifier.citationTrans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 4, p. 61-71, 1981.-
dc.identifier.issn0101-3173-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28185-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28185-
dc.description.abstractTrata-se de uma síntese das principais idéias de René Passeron a propósito da fundamentação de uma análise lingüístico-semiótica das obras pictóricas. em que medida um quadro pode ser considerado um texto? Quais seriam os elementos básicos de uma pintura? Podemos falar em articulações de unidades no campo visual definido por uma obra dessa natureza? E quais os repertórios e as regras combinatórias? O artigo propõe a discussão destes problemas a partir das rigorosas e oportunas colocações do importante teórico, crítico e historiador da arte, infelizmente quase desconhecido entre nós.pt
dc.description.abstractThe present article is concerned with René Passeron's thoughts about the fundamentals of a linguistic-semiotic analysis of pictorial works. To what extent can a painting be considered a text? Which would be the basic elements in a painting? Can we speak about articulations of unities in the visual field defined by an are work of this nature? and which would be its repertories and com bination rules? This paper proposes a discussion of problems such as these departing from the rigorous and opportune considera tions made by the important theoretician, critic and art historian unfortuna tely almost unknown among us.en
dc.format.extent61-71-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Filosofia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectSemiologiapt
dc.subjectestéticapt
dc.subjectciências humanaspt
dc.subjectfilosofia da artept
dc.subjectpinturapt
dc.subjectcorpt
dc.subjectlinhaspt
dc.subjectvalorespt
dc.subjectsignificaçãopt
dc.subjectlinguagempt
dc.subjectcódigopt
dc.subjectSemiologyen
dc.subjectaestheticsen
dc.subjecthuman sciencesen
dc.subjectphilosophy of arten
dc.subjectpaintingen
dc.subjectcoloren
dc.subjectlinesen
dc.subjectvaluesen
dc.subjectmeaningen
dc.subjectlanguageen
dc.subjectcodeen
dc.titleSemiologia e pintura segundo René Passeronpt
dc.title.alternativeSemiology and painting according to René Passeronen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação Departamento de Filosofia-
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação Departamento de Filosofia-
dc.identifier.doi10.1590/S0101-31731981000100005-
dc.identifier.scieloS0101-31731981000100005-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0101-31731981000100005.pdf-
dc.relation.ispartofTrans/Form/Ação-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.