You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28188
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza Netto, Francisco Benjamin de-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:11:53Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:46:06Z-
dc.date.available2014-05-20T15:11:53Z-
dc.date.available2016-10-25T17:46:06Z-
dc.date.issued1982-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-31731982000100002-
dc.identifier.citationTrans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 5, p. 35-42, 1982.-
dc.identifier.issn0101-3173-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28188-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28188-
dc.description.abstractO Pensamento de Platão tem o encanto das estátuas de Dédalo: esvai-se pelos meandros do discurso, tão logo se pretenda travar com ele uma relação de domínio. A sua correta interpretação exige que se assuma a Polis como o lugar natural no qual emerge, como a limitação que ele se propõe superar remontando à Fysis e ao Ser. Fazê-lo importa em captar o movimento que lhe é próprio, partindo da questão sobre o ente e visualizando a resposta como o enunciado de sua essência, isto é, do eidos, e de seu fundamento, isto é, do Bem como nome próprio do Ser. Determinando o ente em sua essência, o eidos é a medida de toda a adequação, da episteme à Polis.pt
dc.description.abstractPlato's thought is as charming as the statues of Dedalus: it disappears into the meanders of the discourse, as soon as one proposes to establish with it a dominance relationship. The correct interpretation of Plato's thought demands the assumption of the Polis as the natural place from which it emerges, as the limitation which he proposes to surpass remounting to the Fysis and to the Being. In order to do it, it is important to catch its peculiar movement, starting from the question about the being and visualizing the answer as the statement of its essence, i.e., of the eidos, and of its foundation, i.e., of Good as the proper name of Being. As it determines the being in its essence, the eidos is the measure of the whole adequacy, from the episteme to the Polis.en
dc.format.extent35-42-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Filosofia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectPlatãopt
dc.subjectAristótelespt
dc.subjectPré-Socráticospt
dc.subjectHomeropt
dc.subjectHesíodopt
dc.subjectserpt
dc.subjectentept
dc.subjecteidospt
dc.subjectformapt
dc.subjectepistemept
dc.subjectciênciapt
dc.subjectlogospt
dc.subjectmythospt
dc.subjectmitologiapt
dc.subjectteologiapt
dc.subjectidealismopt
dc.subjectracionalismopt
dc.subjectpolispt
dc.subjectpolíticapt
dc.subjectfysispt
dc.subjectnaturezapt
dc.subjectmetafísicapt
dc.subjectfísicapt
dc.subjectPlatoen
dc.subjectAristotleen
dc.subjectPre-Socraticsen
dc.subjectHomeren
dc.subjectHesiodoen
dc.subjectbeingen
dc.subjectcreatureen
dc.subjecteidosen
dc.subjectformen
dc.subjectepistemeen
dc.subjectscienceen
dc.subjectlogosen
dc.subjectmythen
dc.subjectmythologyen
dc.subjecttheologyen
dc.subjectidealismen
dc.subjectracionalismen
dc.subjectpolisen
dc.subjectpoliticsen
dc.subjectfysisen
dc.subjectnatureen
dc.subjectmetaphysicsen
dc.subjectphysicsen
dc.titlePlatão e o pensamento gregopt
dc.title.alternativePlato and the greek thoughten
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação Departamento de Filosofia-
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação Departamento de Filosofia-
dc.identifier.doi10.1590/S0101-31731982000100002-
dc.identifier.scieloS0101-31731982000100002-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0101-31731982000100002.pdf-
dc.relation.ispartofTrans/Form/Ação-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.