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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28233
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Novelli, Pedro Geraldo Aparecido | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T15:12:01Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T17:46:13Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T15:12:01Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T17:46:13Z | - |
dc.date.issued | 2005-01-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732005000200009 | - |
dc.identifier.citation | Trans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 28, n. 2, p. 129-148, 2005. | - |
dc.identifier.issn | 0101-3173 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/28233 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28233 | - |
dc.description.abstract | É possível ensinar filosofia? O filósofo alemão G. W. F. Hegel (1770-1831) não somente responde afirmativamente à questão posta, como também indica o que deve ser ensinado e como em filosofia. A resposta hegeliana tem como fonte sua atividade como diretor do ginásio de Nürnberg, onde ele procura estabelecer diretrizes e procedimentos para que a filosofia seja ensinada aos jovens. Segundo Hegel, a filosofia sempre é pertinente na medida em que se manifesta sobre o que é fundamental para o homem, isto é, sobre sua vida com as questões que lhe dizem respeito. Para tanto, a filosofia deve assumir o homem como seu objeto de consideração. Isto deve resultar na apreciação da realidade humana para que a partir dela sejam levados e elevados à sua maior e melhor compreensão pela reflexão e pela especulação. Tais habilidades não são adquiridas senão pelo contato direto com a filosofia em sua especificidade na sua produção histórica, ou seja, nos textos. Conhecer a história da filosofia já é aprender filosofia, mas tal aprendizagem necessita da mediação do professor. A mediação se faz necessária, pois a aprendizagem não é natural e, portanto, não se dá espontaneamente. Aprender é sempre aprender com alguém. | pt |
dc.description.abstract | Is it possible to teach philosophy? The German philosopher G. W. F. Hegel (1770-1831) not only answers positively to such question but also indicates what has to be taught in philosophy and how. Hegel's answer has as its source his activity in the High School of Nürnberg where he searches to establish the aims and the procedures so that philosophy may be taught to the young people. According to Hegel philosophy is always meaningful when it considers what is basic for men, i.e., their life with all the questions related to it. In this way philosophy has to assume the man as its object. This ends up in the consideration of the human reality as it is so that it may be better and deeper understood through reflection and speculation. These abilities can only be obtained by the direct contact with philosophy itself in what is its specifications in its historical production or in other words, its texts. To know the history of philosophy is already to learn philosophy but such learning process needs the mediation of a teacher because one does not learn naturally nor spontaneously . To learn is to learn together with someone else. | en |
dc.format.extent | 129-148 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Filosofia | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | abstração | pt |
dc.subject | dialética | pt |
dc.subject | especulação | pt |
dc.subject | Resumoion | en |
dc.subject | dialectic | en |
dc.subject | speculation | en |
dc.title | O ensino da filosofia segundo Hegel: contribuições para a atualidade | pt |
dc.title.alternative | The teaching of philosophy according to Hegel | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências Departamento de Educação | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências Departamento de Educação | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0101-31732005000200009 | - |
dc.identifier.scielo | S0101-31732005000200009 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S0101-31732005000200009.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Trans/Form/Ação | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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