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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28248
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dc.contributor.authorMortatti, Maria do Rosário Longo-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:12:03Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:46:15Z-
dc.date.available2014-05-20T15:12:03Z-
dc.date.available2016-10-25T17:46:15Z-
dc.date.issued2000-11-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300004-
dc.identifier.citationCadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 52, p. 41-54, 2000.-
dc.identifier.issn0101-3262-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28248-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28248-
dc.description.abstractNo Brasil, a partir da última década do século XIX, com a organização republicana da instrução pública, observa-se o início de um movimento de escolarização das práticas de leitura e escrita e de identificação entre o processo de ensino inicial dessas práticas e a questão dos métodos. A partir de então, a cartilha vai-se consolidando como um imprescindível instrumento de concretização dos métodos propostos e, em decorrência, de configuração de determinado conteúdo de ensino, assim como de certas silenciosas, mas operantes, concepções de alfabetização, leitura, escrita e texto, cuja finalidade e utilidade se encerram nos limites da própria escola e cuja permanência se pode observar até os dias atuais. O objetivo deste artigo é, mediante análise dessas questões, problematizar a relação entre cartilha de alfabetização e cultura escolar e seus desdobramentos na história da educação e da alfabetização em nosso país.pt
dc.description.abstractIn Brazil since the last decade of the XIX century with the republican organisation of the public education, it is observed the beginning of a school movement toward the reading and writing practices and the identification between the process of initial teaching of these practices and the methods issues. Since then the literacy first reader is being consolidated as an essential instrument to concrete the proposed methods. In consequence of certain content of teaching as well as silent but effective conceptions of literacy, reading, writing and text, whose goal and use are limited to the school itself and whose permanence is observed up to nowadays. The objective of this article is to consider the above issues, to question the relationship between the literacy first reader and the school culture and its consequences to the education history and the literacy in our country.en
dc.format.extent41-54-
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectCartilhapt
dc.subjectalfabetizaçãopt
dc.subjectensino da leiturapt
dc.subjectcultura escolarpt
dc.subjecthistória da alfabetizaçãopt
dc.titleCartilha de alfabetização e cultura escolar: um pacto secularpt
dc.title.alternativeThe literacy first reader and the school culture: a century agreementen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista FFC-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista FFC-
dc.identifier.doi10.1590/S0101-32622000000300004-
dc.identifier.scieloS0101-32622000000300004-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0101-32622000000300004.pdf-
dc.relation.ispartofCadernos CEDES-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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