You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28249
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorValdemarin, Vera Teresa-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:12:03Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:46:15Z-
dc.date.available2014-05-20T15:12:03Z-
dc.date.available2016-10-25T17:46:15Z-
dc.date.issued2000-11-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300006-
dc.identifier.citationCadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 52, p. 74-87, 2000.-
dc.identifier.issn0101-3262-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28249-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28249-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é compreender alguns aspectos da cultura escolar, assinalando a seleção de valores culturais, econômicos e educacionais operada pela instrução escolar, com base na análise de manuais didáticos para uso de professores, elaborados nas décadas finais do século XIX e fundamentados no Método de Ensino Intuitivo ou Lições de Coisas. Embora expressem a mesma fundamentação filosófica, os manuais apresentam diferentes procedimentos para o ensino dos conteúdos escolares que se configuram como visões específicas do progresso científico. Vinculados ao projeto modernizador da sociedade, em curso no século XIX, as diferenças apresentadas pelos manuais nos informam sobre as diversas vertentes constitutivas desse projeto.pt
dc.description.abstractThe objective of this article is to comprehend some aspects of the school culture, to remark the selection of cultural, economic and educational values examined by the school instruction from the analysis of didactic manuals to teachers use, which were elaborated during the last decades of XIX century and based upon the Intuitive Method or Object Lessons. Although the manuals express the same philosophical basis, they present different procedures to the teaching of the school contents which are specific views of the scientific progress. The differences presented by the manuals linked to the modernisation project of society, in progress during XIX century, inform us about several points that constitute that project.en
dc.format.extent74-87-
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectLições de coisaspt
dc.subjectmétodo de ensino intuitivopt
dc.subjectcultura escolarpt
dc.subjecttransposição didáticapt
dc.subjectmanuais de ensinopt
dc.titleLições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedadept
dc.title.alternativeObject Lessons: scientific conception and the modernisation project to societyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S0101-32622000000300006-
dc.identifier.scieloS0101-32622000000300006-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0101-32622000000300006.pdf-
dc.relation.ispartofCadernos CEDES-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.