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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28251
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dc.contributor.authorPEDROSO, LEDA APARECIDA-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:12:03Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:46:16Z-
dc.date.available2014-05-20T15:12:03Z-
dc.date.available2016-10-25T17:46:16Z-
dc.date.issued2001-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622001000200006-
dc.identifier.citationCadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 21, n. 54, p. 54-68, 2001.-
dc.identifier.issn0101-3262-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28251-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28251-
dc.description.abstractEste artigo analisa a persistência da marginalização e da exclusão social apesar da pretensa democratização da informação que estaria sendo viabilizada pela introdução de novas tecnologias nos meios de comunicação de massa, nas escolas e nos currículos escolares. Essas novas tecnologias (TV, vídeos, computadores conectados à Internet), tendo sido apropriadas pela Indústria Cultural, continuam produzindo analfabetos e os chamados analfabetos funcionais bem como, mais recentemente, os analfabetos ponto com. Tais recursos não vêm resultando em maior conhecimento e participação dos indivíduos nas decisões políticas e nos bens socio-culturais que ficam restritos a uma pequena minoria, a qual se poderia chamar pelo substantivo cidadão. A tentativa de superação dos modismos pedagógicos, buscando uma educação crítica e criativa em direção a objetivos emancipadores, é tarefa ainda a ser realizada.pt
dc.description.abstractThis paper analyzes the persistence of both the apartheid and social exclusion despite the supposed information democratization that would be made possible by the introdution of new technologies in the communication means at educational and institutions curricula. Such new technologies (TVs, VCRs, computers connected to the Internet), having been adopted by the cultural industry, continue producing illiterate people and known as functional illeterate as well as, lately, the illeterate dot com. These resources have generated neither greater knowledge nor individual participation in the political decisions and in the socio-cultural goods restricted to a minority of people who could be called citizens. The overcome of fashion pedagogic aiming critical and creative education driven to emancipating objectives is still a task to be accomplished.en
dc.format.extent54-68-
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectIndústria Culturalpt
dc.subjectTecnologias e Exclusão Socialpt
dc.subjectEducação e Tecnologiaspt
dc.subjectCultural Industryen
dc.subjectTechnology and Social Exclusionen
dc.subjectEducation and Technologiesen
dc.titleIndústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educaçãopt
dc.title.alternativeCultural industry: some politics, cultural and social determinations in the educationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionGrupo de Estudos e Pesquisas: Indústria Cultural e Educação-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista FCL Departamento de Ciências da Educação-
dc.description.affiliationGrupo de Estudos e Pesquisas: Indústria Cultural e Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista FCL Departamento de Ciências da Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S0101-32622001000200006-
dc.identifier.scieloS0101-32622001000200006-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0101-32622001000200006.pdf-
dc.relation.ispartofCadernos CEDES-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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