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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28252
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dc.contributor.authorVaidergorn, José-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:12:03Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:46:16Z-
dc.date.available2014-05-20T15:12:03Z-
dc.date.available2016-10-25T17:46:16Z-
dc.date.issued2001-11-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622001000300006-
dc.identifier.citationCadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 21, n. 55, p. 78-91, 2001.-
dc.identifier.issn0101-3262-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28252-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28252-
dc.description.abstractAs políticas públicas relacionadas ao ensino superior brasileiro atual vêm estabelecendo seus parâmetros nos moldes da globalização econômica, visando sua inserção no mundo moderno, a partir de um modelo econômico neoliberal assumido como inevitável. As novas formas de organização do trabalho deles decorrentes impuseram um novo tipo de formação, onde o domínio do conhecimento e o tempo de escolarização passaram a ser estratégicos. Porém, a aplicação das recomendações dos órgãos internacionais no Brasil neoliberal privilegia a formação de nível superior fora do sistema universitário público, apontado como atrasado devido aos seus custos, preferindo-se uma outra, onde os critérios de qualidade são os empresariais. As conseqüências são evidentes, acentuando-se o atraso econômico e tecnológico, distanciando-se cada vez mais o país da modernidade.pt
dc.description.abstractBased on a neoliberal economical model assumed as unavoidable and aimed at inserting Brazil in the modern world, the public policies related to the present Brazilian higher education have established their parameters along the lines of the economical globalization. The new forms of labor organization that followed have imposed new types of tuition, in which mastery of knowledge and schooling time have turned out strategic. Unfortunately, in a neoliberal Brazil, applying the international agencies' recommendations means privileging higher level training outside the public university system, considered as backward owing to its costs. Preference is thus given to tuition adopting entrepreneurial quality criteria, whose consequences are obvious: the economical and technological backwardness becomes more pronounced and the country keeps farther and farther from modernity.en
dc.format.extent78-91-
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectBrasilpt
dc.subjectEducação e desenvolvimento econômicopt
dc.subjectPolítica pública e educação superiorpt
dc.subjectEducação superior e globalizaçãopt
dc.subjectEnsino superior e trabalhopt
dc.subjectEnsino superior público e privadopt
dc.subjectBrasilen
dc.subjectEducation and Economical Developmenten
dc.subjectPublic Policies and Higher Educationen
dc.subjectHigher Education and Globalizationen
dc.subjectHigher Education and Worken
dc.subjectPublic and Private Higher Educationen
dc.titleUma perspectiva da globalização na universidade brasileirapt
dc.title.alternativeA perspective of globalization in Brazilian universitiesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar-
dc.identifier.doi10.1590/S0101-32622001000300006-
dc.identifier.scieloS0101-32622001000300006-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0101-32622001000300006.pdf-
dc.relation.ispartofCadernos CEDES-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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