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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28258
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dc.contributor.authorDel Roio, Marcos-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:12:04Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:46:16Z-
dc.date.available2014-05-20T15:12:04Z-
dc.date.available2016-10-25T17:46:16Z-
dc.date.issued2006-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622006000300003-
dc.identifier.citationCadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 26, n. 70, p. 311-328, 2006.-
dc.identifier.issn0101-3262-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28258-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28258-
dc.description.abstractCom a fundação, em 1919, da revista L'Ordine Nuovo - que atravessou fases diversas -, Gramsci tratou de desenvolver uma teoria e uma prática política que tinham no problema de educação um elemento constitutivo essencial. Até a sua prisão, em 1926, Gramsci passou por três diferentes momentos de elaboração dessa questão. Um primeiro momento no qual ele dá prioridade à cisão, ao antagonismo e à auto-atividade dos trabalhadores diante do capital, no próprio cerne do processo produtivo capitalista. Educação, então, confunde-se com auto-educação. O momento que se segue é o da necessidade de se educar o Partido Comunista, recém-fundado, particularmente a sua direção. O terceiro momento é pensado como necessidade de se educar o educador das massas, reflexão que aparece no seu papel de dirigente principal do Partido Comunista Italiano (PCI).pt
dc.description.abstractWhen he founded the journal L'Ordine Nuovo in 1919 - which went through several different phases -, Gramsci tried to develop a political practice and theory that focused on education as the core constitutive element. Before his imprisonment in 1926, Gramsci evolved through three different stages to frame this issue. He first prioritized scission, antagonism and workers' self-organization against capital within the very capitalist production process. Education thus overlapped self-education. The next stage centers on the need to educate the newly-founded communist party, particularly its directors and organizers. The third stage started when Gramsci came to consider the importance of educating the mass educators, a development that can be seen in his role as the main ICP leader.en
dc.format.extent311-328-
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectCulturapt
dc.subjectIntelectuaispt
dc.subjectAntagonismopt
dc.subjectRevistaspt
dc.subjectEducationen
dc.subjectCultureen
dc.subjectIntellectualsen
dc.subjectAntagonismen
dc.subjectMagazinesen
dc.titleGramsci e a educação do educadorpt
dc.title.alternativeGramsci and the education of the educatoren
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências-
dc.identifier.doi10.1590/S0101-32622006000300003-
dc.identifier.scieloS0101-32622006000300003-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0101-32622006000300003.pdf-
dc.relation.ispartofCadernos CEDES-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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