Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28262
Título: 
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica
Título alternativo: 
Marxist theory's contributions to the critical environmental education
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Estácio de Sá
ISSN: 
0101-3262
Resumo: 
  • O artigo apresenta algumas das principais contribuições da teoria marxista para a educação ambiental, considerando que a prática educativa no Brasil se constituiu em diálogo com concepções pedagógicas e autores inseridos neste campo. Iniciamos com uma breve contextualização da produção de inspiração crítica (estritamente marxista ou não) e as disputas teóricas inseridas na educação ambiental. Logo após, discorremos sobre a influência e a apropriação das pedagogias críticas e de conceitos estruturantes da concepção marxiana de educação na formulação teórico-metodológica em educação ambiental. Como síntese e conclusão, argumentamos sobre a importância do materialismo histórico-dialético nas discussões ambientais contemporâneas, refletindo criticamente sobre como ele aí se apresenta, particularmente na educação ambiental.
  • This article presents some of the principal contributions of the Marxist theory for the environmental education, considering that the educative practice in Brazil was constituted in a dialog with pedagogic conceptions and authors inserted in this field. We begin with a brief contextualization of the critical production (Marxist or not) and the theoretical disputes in environmental education field. Straight after, we discus about the influence and the appropriation of the critical pedagogies and of the structuring concepts of Marxian conception of education in the theoretical-methodological formulation in environmental education. As a sum and conclusion, we argue about the importance of the dialectical historical materialism in the contemporary environmental discussions, critically thinking about how it is presented in this context and particularly in environmental education.
Data de publicação: 
1-Abr-2009
Citação: 
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 29, n. 77, p. 81-97, 2009.
Duração: 
81-97
Publicador: 
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
Palavras-chaves: 
  • Teoria marxista
  • Pedagogias críticas
  • Materialismo histórico-dialético
  • Educação ambiental
  • Marxist theory
  • Critical pedagogies
  • Dialectical historical materialism
  • Environmental education
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000100006
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/28262
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.