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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28262
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLoureiro, Carlos Frederico B.-
dc.contributor.authorTrein, Eunice-
dc.contributor.authorTozoni-Reis, Marília Freitas de Campos-
dc.contributor.authorNovicki, Victor-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:12:04Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:46:17Z-
dc.date.available2014-05-20T15:12:04Z-
dc.date.available2016-10-25T17:46:17Z-
dc.date.issued2009-04-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000100006-
dc.identifier.citationCadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 29, n. 77, p. 81-97, 2009.-
dc.identifier.issn0101-3262-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28262-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28262-
dc.description.abstractO artigo apresenta algumas das principais contribuições da teoria marxista para a educação ambiental, considerando que a prática educativa no Brasil se constituiu em diálogo com concepções pedagógicas e autores inseridos neste campo. Iniciamos com uma breve contextualização da produção de inspiração crítica (estritamente marxista ou não) e as disputas teóricas inseridas na educação ambiental. Logo após, discorremos sobre a influência e a apropriação das pedagogias críticas e de conceitos estruturantes da concepção marxiana de educação na formulação teórico-metodológica em educação ambiental. Como síntese e conclusão, argumentamos sobre a importância do materialismo histórico-dialético nas discussões ambientais contemporâneas, refletindo criticamente sobre como ele aí se apresenta, particularmente na educação ambiental.pt
dc.description.abstractThis article presents some of the principal contributions of the Marxist theory for the environmental education, considering that the educative practice in Brazil was constituted in a dialog with pedagogic conceptions and authors inserted in this field. We begin with a brief contextualization of the critical production (Marxist or not) and the theoretical disputes in environmental education field. Straight after, we discus about the influence and the appropriation of the critical pedagogies and of the structuring concepts of Marxian conception of education in the theoretical-methodological formulation in environmental education. As a sum and conclusion, we argue about the importance of the dialectical historical materialism in the contemporary environmental discussions, critically thinking about how it is presented in this context and particularly in environmental education.en
dc.format.extent81-97-
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectTeoria marxistapt
dc.subjectPedagogias críticaspt
dc.subjectMaterialismo histórico-dialéticopt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectMarxist theoryen
dc.subjectCritical pedagogiesen
dc.subjectDialectical historical materialismen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.titleContribuições da teoria marxista para a educação ambiental críticapt
dc.title.alternativeMarxist theory's contributions to the critical environmental educationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal Fluminense (UFF)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estácio de Sá-
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)-
dc.description.affiliationUniversidade Federal Fluminense (UFF)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista-
dc.description.affiliationUniversidade Estácio de Sá-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista-
dc.identifier.doi10.1590/S0101-32622009000100006-
dc.identifier.scieloS0101-32622009000100006-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0101-32622009000100006.pdf-
dc.relation.ispartofCadernos CEDES-
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