You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28419
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMorettin, Eduardo Victorio-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:12:34Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:46:37Z-
dc.date.available2014-05-20T15:12:34Z-
dc.date.available2016-10-25T17:46:37Z-
dc.date.issued1998-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-01881998000100005-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de História. Associação Nacional de História - ANPUH, v. 18, n. 35, p. 105-131, 1998.-
dc.identifier.issn0102-0188-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28419-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28419-
dc.description.abstractEste artigo discute a utilização das fontes iconográficas enquanto estratégia de autenticação da narrativa cinematográfica através da análise de um dos blocos narrativos do filme Os Bandeirantes (1940), de Humberto Mauro. Tal filme teve a orientação geral de Edgar Roquette-Pinto, diretor presidente do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), e a coordenação histórica de Afonso de Taunay, historiador e diretor do Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga. A estratégia de utilização da iconografia enquanto documento histórico em Os Bandeirantes produzirá um curto-circuito com o trabalho de mise-en-scène de Humberto Mauro, gerando significados diversos daqueles que foram idealizados pelos produtores do filme.pt
dc.description.abstractThis article discusses the utilisation of iconographics sources as a strategy for autheticating the film narrative through the analysis of one of the section of the movie Os Bandeirantes (1940), from Humberto Mauro. This movie was supervised by Edgar Roquette-Pinto, president-director of the Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), and had the historical coordination of Afonso de Taunay, historian and director of the Museu Paulista, also known as Museu do Ipiranga. The strategy of the utilisation of iconography as historical document in Os Bandeirantes will produce a gap between the Humberto Mauro' work as film director and what had been previously idealized by the producers of this movie.en
dc.format.extent105-131-
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Nacional de História - ANPUH-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectfontes iconográficaspt
dc.subjectMuseu Paulistapt
dc.subjectHumberto Mauropt
dc.subjecticonographics sourcesen
dc.subjectMuseu Paulistaen
dc.subjectHumberto Mauroen
dc.titleQuadros em movimento: O uso das fontes iconográficas no filme Os Bandeirantes (1940), de Humberto Mauropt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-01881998000100005-
dc.identifier.scieloS0102-01881998000100005-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de História-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.