Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28730
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cyrino, Eliana Goldfarb | - |
dc.contributor.author | Pereira, Maria Lúcia Toralles | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T15:13:17Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T17:47:19Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T15:13:17Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T17:47:19Z | - |
dc.date.issued | 1999-01-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000600005 | - |
dc.identifier.citation | Cadernos de Saúde Pública. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, v. 15, p. S39-S44, 1999. | - |
dc.identifier.issn | 0102-311X | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/28730 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28730 | - |
dc.description.abstract | Tendo como objeto de estudo a criança em idade escolar, discute-se, no presente artigo, o processo de elaboração e desenvolvimento de uma programação em saúde pública a fim de construir uma estratégia de ações que integrem os campos da saúde e da educação. Tal programação apresenta-se apoiada em três eixos de atuação: atenção integral à saúde da criança em idade escolar, priorizando a criança que está ingressando no sistema público escolar; formação de recursos humanos nas áreas saúde e educação, por meio de estágios que possibilitem vivenciar, trabalhar e refletir criticamente a ação programática junto a uma equipe interdisciplinar; trabalho com professores da rede de ensino público fundamental para a implantação e desenvolvimento de ações inovadoras nos campos da saúde e da educação que respondam às demandas da escola, da comunidade e de uma atuação crítica em face dos problemas enfrentados pelas crianças em processo de escolarização. | pt |
dc.description.abstract | This study focuses on the drafting and development of a public health program aimed at strategies to integrate health activities and the school curriculum. The program is based on three main lines of activity: full health care for schoolchildren, with special emphasis on the public school system; training of personnel in the fields of health and education by means of internships allowing participants to experience, work, and reflect critically on the activities with an interdisciplinary team; and work with teachers from the public elementary school system to implement and develop innovative measures in the fields of health and education to respond to the demand by schools and the community. | en |
dc.format.extent | S39-S44 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | Educação em Saúde | pt |
dc.subject | Saúde Escolar | pt |
dc.subject | Cuidados de Saúde | pt |
dc.subject | Estudantes | pt |
dc.subject | Health Education | en |
dc.subject | School Health | en |
dc.subject | Health Care | en |
dc.subject | Students | en |
dc.title | Reflexões sobre uma proposta de integração saúde-escola: o projeto saúde e educação de Botucatu, São Paulo | pt |
dc.title.alternative | Integration of health into the school curriculum in Botucatu, São Paulo | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual de São Paulo Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Saúde Pública | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual de São Paulo Instituto de Biociências de Botucatu Departamento de Educação | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0102-311X1999000600005 | - |
dc.identifier.scielo | S0102-311X1999000600005 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S0102-311X1999000600005.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Cadernos de Saúde Pública | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.