You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28847
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorChakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:36Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:47:35Z-
dc.date.available2014-05-20T15:13:36Z-
dc.date.available2016-10-25T17:47:35Z-
dc.date.issued2005-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300005-
dc.identifier.citationPsicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 21, n. 3, p. 289-296, 2005.-
dc.identifier.issn0102-3772-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28847-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28847-
dc.description.abstractO artigo aborda as relações entre a Psicologia e a Educação, tomando especialmente a perspectiva psicogenética, cujas teorias enriquecem tanto a Psicologia quanto a Educação. Apresenta, inicialmente, breve histórico dos estudos psicológicos do desenvolvimento humano, salientando as várias fases pelas quais se constituiu a Psicologia do Desenvolvimento. Trata, em seguida, das idéias centrais da teoria psicogenética piagetiana e de suas vertentes funcionalista e sócio-interacionista e comenta, por fim, a tendência das pesquisas sobre os conhecimentos sociais e conteúdos escolares, levantando suas contribuições para a educação escolar.pt
dc.description.abstractThe paper approaches the relationships between Psychology and Education, especially taking the psychogenetic perspective s theories, which enriched the Psychology as much as the Education field. After brief record of the psychological studies of the human development and pointing out the several phases which constituted the Psychology of the Development, the paper deals with the central ideas of Piaget s psychogenetic theory and its functionalist and social-interactionist views. Finally, it comments the tendency of the researches on the social knowledge and school contents, pointing out their contributions for the school education.en
dc.format.extent289-296-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectrelações Psicologia-Educaçãopt
dc.subjectperspectiva psicogenéticapt
dc.subjectpesquisa psicogenéticapt
dc.subjecteducação escolarpt
dc.subjectPsychology-Education relationshipsen
dc.subjectpsychogenetic perspectiveen
dc.subjectpsychogenetic researchen
dc.subjectschool educationen
dc.titleContribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolarpt
dc.title.alternativeContributions from the psychogenetic research for the school educationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-37722005000300005-
dc.identifier.scieloS0102-37722005000300005-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-37722005000300005.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia: Teoria e Pesquisa-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.