You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28850
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBoas, Ana Carolina Villares Barral Villas-
dc.contributor.authorRodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim-
dc.contributor.authorYamada, Midori Otake-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:36Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:47:35Z-
dc.date.available2014-05-20T15:13:36Z-
dc.date.available2016-10-25T17:47:35Z-
dc.date.issued2006-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000300002-
dc.identifier.citationPsicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 22, n. 3, p. 259-268, 2006.-
dc.identifier.issn0102-3772-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28850-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28850-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de uma intervenção conduzida com a mãe de uma criança com implante coclear através da avaliação de mudanças comportamentais identificadas após o programa. Participou deste estudo uma díade mãe ouvinte-criança com deficiência auditiva e implante coclear, filmada em quatro sessões de observação: uma situação de brinquedo e outra do cotidiano, antes e após a intervenção. Esta constou de dois encontros nos quais a mãe assistiu às filmagens e foi orientada quanto à sua conduta com relação à criança. Os resultados mostraram aumento no número de verbalizações maternas nas categorias informar e solicitar, bem como de falas da criança nas categorias falar espontaneamente e fazer solicitação, quando comparadas as medidas pré e pós-testes nas duas situações observadas. O estudo mostra a importância de intervenções que favoreçam a relação mãe-filho para o desenvolvimento de habilidades comunicativas da criança com deficiência auditiva e implante coclear.pt
dc.description.abstractThe aim of this study was to evaluate the effect of an intervention made with the mother of a child following cochlear implantation through the evaluation of behavior changes identified after the program. Participants of the study were one mother and her deaf and cochlear implanted child, videorecorded during four observation sessions: in a playing and a daily situation, before and after the intervention. The intervention occurred in two meetings and involved practical orientations and the use of the videofeedback to help the mother analyse herself interacting with the child. Results showed that mother's speeches increased in two categories: giving information and making requests; as well as in the child's spontaneous speeches and making requests, when pre and pos-tests were compared in both situations. The study shows the importance of interventions which favour mother-child relations for the enhancement of a deaf and cochlear implanted child communicative skills.en
dc.format.extent259-268-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectrelações mãe-criançapt
dc.subjectimplante coclearpt
dc.subjectintervençãopt
dc.subjectmother-child relationsen
dc.subjectcochlear implantationen
dc.subjectinterventionen
dc.titlePromovendo a interação mãe-criança com implante coclear: um estudo de casopt
dc.title.alternativeEnhancing interaction between mother and child following cochlear implantation: a case studyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-37722006000300002-
dc.identifier.scieloS0102-37722006000300002-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-37722006000300002.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia: Teoria e Pesquisa-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.