You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28851
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCavalcante, Maria Regina-
dc.contributor.authorCarrara, Mariana Pinotti-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:36Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:47:35Z-
dc.date.available2014-05-20T15:13:36Z-
dc.date.available2016-10-25T17:47:35Z-
dc.date.issued2007-06-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000200013-
dc.identifier.citationPsicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 23, n. 2, p. 229-238, 2007.-
dc.identifier.issn0102-3772-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28851-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28851-
dc.description.abstractPesquisas têm demonstrado diferenças nos efeitos dos comportamentos verbais modelado e instruído sobre o comportamento verbal e não-verbal. Este estudo investigou efeitos da modelagem do comportamento verbal e das instruções sobre o comportamento verbal (falar sobre encaixar peças) e o não-verbal (encaixar peças azuis e vermelhas, grandes e pequenas e quadradas e circulares) de 10 crianças, entre 8 e 9 anos de idade. A coleta de dados foi realizada em duas condições com cinco participantes. Condição 1: modelagem do comportamento verbal. Condição 2: apresentação de instruções para o comportamento não-verbal. Quando ocorreu a modelagem do comportamento verbal foram observadas mudanças correspondentes no comportamento não-verbal. As instruções produziram imediata adesão do comportamento não-verbal e, na seqüência, o desempenho foi alterado. Esses dados reafirmam a importância de ampliar o conhecimento dos efeitos da modelagem do comportamento verbal e das instruções sobre o comportamento de crianças em jogos como o utilizado nesta pesquisa.pt
dc.description.abstractResearch has been shown differences in effects of shaped and instructed verbal behaviors on verbal and nonverbal behavior. This study investigated the effects of verbal behavior shaping and of the instructions about verbal behavior (to talk about setting pieces) and the nonverbal behavior (to set blue and red, large and small, and square and circular pieces) of 10 children, between 8 and 9 years old. The data collection was made in two conditions with five participants. Condition 1: verbal behavior shaping. Condition 2: presentation of instructions for nonverbal behavior. When verbal behavior shaping occurred, correspondent changes at the nonverbal behavior were observed. Instructions produced immediate nonverbal behavior adhesion and the performance was altered. These data reaffirm the importance of expanding the knowledge about the effects of verbal behavior shaping and of instructions about children s behavior in games like the one used in this research.en
dc.format.extent229-238-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectcomportamento governado por regraspt
dc.subjectcomportamento verbal modeladopt
dc.subjectcomportamento não-verbal instruídopt
dc.subjectrule-governed behavioren
dc.subjectshaped verbal behavioren
dc.subjectinstructed nonverbal behavioren
dc.titleEfeitos de modelagem do comportamento verbal e de instruções sobre o comportamento de encaixar peçaspt
dc.title.alternativeEffects of verbal behavior shaping and of instructions about setting pieces behavioren
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-37722007000200013-
dc.identifier.scieloS0102-37722007000200013-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-37722007000200013.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia: Teoria e Pesquisa-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.