You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28863
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAssis, Grauben José Alves de-
dc.contributor.authorCorrêa, Diogo Rodrigues-
dc.contributor.authorSouza, Carlos Barbosa Alves de-
dc.contributor.authorPrado, Paulo Sérgio Teixeira-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:47:37Z-
dc.date.available2014-05-20T15:13:38Z-
dc.date.available2016-10-25T17:47:37Z-
dc.date.issued2010-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000400011-
dc.identifier.citationPsicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 26, n. 4, p. 675-685, 2010.-
dc.identifier.issn0102-3772-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28863-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28863-
dc.description.abstractO objetivo do estudo foi avaliar a formação de classes ordinais a partir do ensino de uma única sequência de estímulos sob controle da numerosidade. Participaram cinco crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. Os estímulos foram formas abstratas referentes à numerosidade de 1 a 5. Usou-se um procedimento de ensino por sobreposição de estímulos. Todos os participantes alcançaram o critério de acerto na linha de base. Nos testes de transitividade e conectividade, os cincos participantes responderam prontamente. Houve generalização para duas novas classes ordinais. Nos testes de manutenção três participantes apresentaram responder consistente e um dos participantes respondeu parcialmente. Este estudo é uma contribuição para o estabelecimento de uma análise funcional da aprendizagem de repertórios numéricos.pt
dc.description.abstractThe aim of this study was to evaluate the learning of ordinal classes through the training of only one sequence of stimuli. Five children, four to five years old participated. Sets of stimuli with abstract shapes, representing the numerical sequence from one to five were presented via a microcomputer. Once the criteria for success were reached, tests were administered. All of the participants reached the criteria for success during the baseline phase, and responded readily to the tests for transitivity and connectivity. Generalization also occurred for two novel ordinal classes. During the retest phase, three children responded consistent with prior training, whereas one child responded partially. This study is a contribution to a functional analysis of the process of learning of numeric repertoires.en
dc.format.extent675-685-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectrelações ordinaispt
dc.subjectsobreposição de estímulospt
dc.subjectcriançaspt
dc.subjectordinal relationsen
dc.subjectstimulus overlappingen
dc.subjectchildrenen
dc.titleAprendizagem de relações ordinais por meio de treino de uma única sequência de estímulospt
dc.title.alternativeLearning of ordinal relations through the training of one sequence of stimulien
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Pará (UFPA)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Pará (UFPA)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Campus de Marília-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Campus de Marília-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-37722010000400011-
dc.identifier.scieloS0102-37722010000400011-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-37722010000400011.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia: Teoria e Pesquisa-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.