You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Bruno Lazzarotti Diniz-
dc.contributor.authorDuarte, Vanda Catarina-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:40Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:47:40Z-
dc.date.available2014-05-20T15:13:40Z-
dc.date.available2016-10-25T17:47:40Z-
dc.date.issued2008-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982008000200008-
dc.identifier.citationEducação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, n. 48, p. 143-170, 2008.-
dc.identifier.issn0102-4698-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28883-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28883-
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo discutir os efeitos do FUNDEF sobre as políticas educacionais dos municípios de Minas Gerais. As análises estão balizadas em entrevistas realizadas com secretários municipais de educação de uma amostra de 22 municípios, entre novembro e dezembro de 2002. A análise leva em conta um conjunto de argumentos e hipóteses levantado pela literatura, o que inclui a tendência à busca de ganhos de escala e concentração de alunos e estabelecimentos; a possível melhora de remuneração e qualificação do corpo docente; o desenvolvimento de iniciativas de capacitação dos professores; a redução do uso dos recursos vinculados à educação para outros fins; o possível subinvestimento em educação infantil, ensino médio e educação de jovens e adultos, devido à sua exclusão do FUNDEF; e a possível insuficiência do valor de referência do Fundo.pt
dc.description.abstractThis article aims to discuss the effects of FUNDEF on educational policies in Minas Gerais state municipalities. The analyses were based on interviews of local educational secretaries of 22 municipalities of Minas Gerais State carried out between November and December 2002. The analysis considers several points and hypotheses raised in literature, including a trend for the search of gains in scale and the increase of the number of students and schools, a possible improvement in teachers' wages and skills; teacher qualification efforts; reduction in the use the education budget to other ends, the possible underinvestment in preschool, secondary education, and young adult education due to their exclusion from FUNDEF, and the possible insufficiency of the FUNDEF reference value.en
dc.format.extent143-170-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectFUNDEFpt
dc.subjectPolítica Educacionalpt
dc.subjectMunicipalizaçãopt
dc.subjectFUNDEFen
dc.subjecteducational policyen
dc.subjectmunicipalizationen
dc.titleOs efeitos do FUNDEF nas políticas educacionais dos municípios mineirospt
dc.title.alternativeThe effect of FUNDEF on educational policies of Minas Gerais Stateen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionFundação João Pinheiro-
dc.description.affiliationUNESP Fundação João Pinheiro Escola de Governo-
dc.description.affiliationFundação João Pinheiro-
dc.description.affiliationUnespUNESP Fundação João Pinheiro Escola de Governo-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-46982008000200008-
dc.identifier.scieloS0102-46982008000200008-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-46982008000200008.pdf-
dc.relation.ispartofEducação em Revista-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.